Menu

Técnicos no Ceará debatem projeto de crédito de carbono em manejo florestal na caatinga

O diretor Florestal da Semace, Adirson Freitas, o gerente de Cadastro e Extensão Florestal, George Romeiro, a analista socioambiental sênior da Future Climate, Camilla Noel e a coordenadora socioambiental da empresa, Junia Karst, estiveram reunidos na Semace na última quinta-feira (6). Foto: Divulgação/ Ascom Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebeu representantes da empresa Future Climate para discutir um projeto de crédito de carbono em manejo florestal na caatinga cearense. A reunião aconteceu na quinta-feira (6), na Diretoria Florestal da Semace.

O diretor Florestal da Semace, Adirson Freitas, e o gerente de Cadastro e Extensão Florestal, George Romeiro, receberam a analista socioambiental sênior da Future Climate, Camilla Noel e a coordenadora socioambiental da empresa, Junia Karst. Durante o encontro foi apresentado o projeto Manduri Caatinga IFM que está sendo desenvolvido pela Future Climate Group em parceria com a Associação Plantas do Nordeste (APNE).

O projeto de carbono segue a metodologia VM003 melhoria do manejo florestal por extensão de ciclo de corte (IFM) da terra, organização responsável pela certificação e estabelecimento de regras para os projetos de carbono. O objetivo é contribuir para o fortalecimento do manejo florestal da caatinga por meio da melhoria de práticas de sustentabilidade conciliando com a temática de mudanças climáticas.

Para participar do projeto, as propriedades precisam passar por um estudo de viabilidade e devem ter um plano de manejo florestal aprovado. Além disso, o interessado poderá obter a certificação florestal e de carbono, bem como disposição para extensão do ciclo de corte do manejo. O projeto também trará benefícios socioambientais por meio do padrão CCB – Clima, comunidades e florestas.