Menu

Ceará e Fortaleza se enfrentam no primeiro Clássico-Rei de 2025, neste sábado (8)

Fortaleza e Ceará protagonizam, neste sábado (8), às 16h30, o primeiro Clássico-Rei de 2025. O duelo, pela 5ª rodada do Campeonato Cearense, também marca a reabertura da Arena Castelão após melhorias no gramado e na infraestrutura. Neste ano, o Castelão deve receber as competições de Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. Mesmo já classificados para a próxima fase da competição, os dois rivais encaram o duelo com seriedade. Uma vitória pode garantir um mando de campo na final em uma eventual final entre as duas equipes. Além disso, o clássico mexe com os ânimos das equipes, fator importante principalmente no início de uma temporada que promete ser desafiadora.

Gramado reformado da Arena Castelão (Foto: Divulgação/ Sesporte)

CEARÁ

O Vozão chega para o primeiro grande desafio da temporada com caras novas e tentando encontrar sua “cara” para 2025. Com a saída dos principais jogadores da temporada passada, diversos torcedores duvidaram da capacidade do elenco para disputar as grandes competições do ano. Apesar de um começo de semestre turbulento, os reforços do Vozão vêm garantindo bons resultados no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste. O Alvinegro tenta, agora, manter sua sequência de vitórias sobre o Fortaleza. Para ampliar ainda mais o número de reforços, na tarde desta sexta-feira (7) o Ceará anunciou a contratação do meio-campista Rômulo. O jogador do Palmeiras chega ao Vozão com contrato de empréstimo até o fim do ano e sem opção de compra. Além do jogador, o Alvinegro está próximo de oficializar a volta do zagueiro Marcos Victor, revelado profissionalmente no time de Porangabuçu.

Rômulo já foi regularizado no BID (Banco Internacional de Dados) da CBF e pode estrear diante do Fortaleza. Até a publicação deste conteúdo, no entanto, Marcos Victor não havia sido anunciado.

Com números recordes de venda, as saídas de Erick Pulga e David Ricardo foram bastante significativas para as contratações do Alvinegro. Embora houvesse dúvidas sobre os novos reforços, principalmente nas primeiras partidas em que o time não estava conseguindo performar o que deveria, o elenco aparentar estar mais maduro e preparado para os desafios que virão pela frente. Depois da frustrante derrota sofrida pelo Náutico, as mudanças feitas pelo técnico Léo Condé foram cruciais para a recuperação do time, vindo de vitórias sobre Ferroviário, Iguatu, CSA e uma goleada de 5 a 0 diante do Barbalha.

FORTALEZA

O Fortaleza vive grande fase nas competições regionais e agora volta suas atenções para o principal duelo do futebol cearense, com elenco invicto nesta temporada. O Laion também já foi testado em um clássico, quando venceu o Sport por 2 a 0 pela Copa do Nordeste. Dessa forma, o técnico Juan Pablo Vojvoda estuda as melhores alternativas para escalar a equipe, levando em conta a classificação precoce do time para as semifinais do Campeonato Cearense e o desgaste físico de seus jogadores, já que a vitória sobre o Leão da Ilha exigiu bastante do elenco. O treinador ainda ressaltou o desgaste físico dos atletas e a sequência intensa de jogos que o clube enfrenta, reforçando a importância de todos os atletas estarem preparados, independentemente de começarem jogando ou aguardarem uma oportunidade.

“Jogamos cinco vezes antes desse (jogo contra o Sport), em 11 dias. Por isso nós necessitamos fazer mudanças, mas todos precisam estar preparados. Quero sustentar essa maturidade, deles saberem responder, tanto quando jogam como quando aguardam oportunidade. Sabemos que temos Clássico-Rei, uma partida muito importante”, afirmou o treinador.

Com a comissão técnica avaliando possíveis mudanças na equipe titular para manter a intensidade necessária contra o maior rival, diversos torcedores criam expectativas na possível estreia do zagueiro David Luiz. A possível titularidade do ex-capitão da Seleção Brasileira vai depender da avaliação do treinador, fato que não é difícil olhando que Vojvoda tem surpreendido nas escalações. Além dos desgastes, o Laion tem um desfalque certo para enfrentar o Ceará no Clássico-Rei. O volante Lucas Sasha foi expulso na rodada anterior, contra o Floresta, e terá que cumprir suspensão nesta partida. A expectativa é que, com exceção do volante, o treinador tenha todos os jogadores à disposição.

VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS

Para a final do Campeonato Cearense de Futebol 2025, o Governo do Ceará anunciou que o equipamento deve contar com o sistema de reconhecimento facial para maior segurança dos torcedores. A medida tem base na Lei Geral do Esporte, que entrou em vigor em 2023. Com isso, a biometria facial será obrigatória em todas as arenas esportivas do País com mais de 20 mil lugares.

HISTÓRIO DO CLÁSSICO-REI EM 2024:

  • 06/04/2024 – Ceará 1 (3) x (2) 1 Fortaleza – Campeonato Cearense 2024
  • 30/03/2024 – Fortaleza 0 x 0 Ceará – Campeonato Cearense 2024
  • 20/03/2024 – Fortaleza 0 x 1 Ceará – Copa do Nordeste 2024
  • 17/02/2024 – Fortaleza 3 x 3 Ceará – Campeonato Cearense 2024

Arbitragem

  • Árbitro: Matheus Candançan (FIFA-SP)
  • Auxiliares: Victor Santos (FIFA-PR) e Gizeli Casaril (FIFA-SC)

Serviço
Local: Arena Castelão
Onde assistir: TV Verdes Mares, Canal GOAT, TVC Youtube e FCF TV Internacional
Horário: 16h30