Com a aproximação das Eleições Gerais de 2026, os partidos e as suas lideranças políticas iniciam a articulação visando a construção das chapas de candidatos ao pleito. Para a Câmara dos Deputados, a disputa será intensa para as 22 vagas a que o Ceará tem direito. Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, contratada pelo OPINIÃO CE, mostra a intenção de voto dos eleitores para o cargo de deputado federal pelo Estado. Conforme o levantamento, estão à frente José Guimarães (PT), com 18%, Júnior Mano (PSB), com 12%, e André Fernandes (PL), com 9%. O cenário analisado foi o espontâneo, no qual os postulantes não são informados aos entrevistados. 15% disseram não saber em quem votaria.
Com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, os três parlamentares estão empatados, apesar da diferença numérica. Na sequência, já fora dos que estão empatados com Guimarães, aparece Luiz Gastão (PSD), com 7%, Luizianne Lins (PT), com 6%, e Célio Studart (PSD) e Mauro Filho (PDT), ambos com 5%. Com 4% das intenções, aparecem Fernanda Pessoa (União Brasil) e Idilvan Alencar (PDT). Já com 3%, somam-se aos demais parlamentares André Figueiredo (PDT), Danilo Forte (União Brasil) e Domingos Neto (PSD). Com 2%, estão Dayany Bittencourt (União Brasil), Eunício Oliveira (MDB) e José Airton (PT).
- José Guimarães (PT): 18%;
- Júnior Mano (PSB): 12%;
- André Fernandes (PL): 9%;
- Luiz Gastão (PSD): 7%;
- Luizianne Lins (PT): 6%;
- Célio Studart (PSD) 5%;
- Mauro Filho (PDT): 5%;
- Fernanda Pessoa (União Brasil): 4%;
- Idilvan Alencar (PDT): 4%;
- André Figueiredo (PDT) 3%;
- Danilo Forte (União Brasil): 3%;
- Domingos Neto (PSD): 3%;
- Dayany do Capitão (União Brasil): 2%;
- Eunício Oliveira (MDB): 2%;
- José Airton (PT): 2%;
- Não sabem: 15%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 e 31 de janeiro de 2025, em que 602 pessoas foram entrevistadas. O índice de confiabilidade é de 95%.
PESQUISA ESTIMULADA
O levantamento também considerou o cenário estimulado, em que os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos eleitores. Nesta situação, os três primeiros colocados seguem os mesmos, com a única diferença percentual no alcance de Júnior Mano, que passa de 12% a 11%.
Outros nomes de possíveis parlamentares passam a integrar a lista estimulada, como Dr. Jaziel (PL) e Eduardo Bismarck (PDT), com 2% cada, e AJ Albuquerque (PP), com 1%. Em relação aos que já estão presentes na espontânea, poucas mudanças no percentual alcançado por cada deputado foram registradas.
- José Guimarães (PT): 18%;
- Júnior Mano (PSB): 11%;
- André Fernandes (PL): 9%;
- Luiz Gastão (PSD): 7%;
- Célio Studart (PSD) 6%;
- André Figueiredo (PDT) 5%;
- Luizianne Lins (PT): 5%;
- Mauro Filho (PDT): 5%;
- Dayany Bittencourt (União Brasil): 3%;
- Domingos Neto (PSD): 3%;
- Eunício Oliveira (MDB): 3%;
- Fernanda Pessoa (União Brasil): 3%;
- Idilvan Alencar (PDT): 3%;
- Danilo Forte (União Brasil): 2%;
- Dr. Jaziel (PL): 2%;
- Eduardo Bismarck (PDT): 2%;
- José Airton (PT): 2%;
- AJ Albuquerque (PP): 1%;
- Não sabem: 10%.
AVALIAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS CEARENSES
A pesquisa do Instituto Opinião também perguntou aos entrevistados a avaliação do trabalho dos 22 parlamentares que representam o povo cearense na Casa. Segundo os eleitores, 17% acreditam que a atuação é ótima, enquanto 18% optaram por “bom”, 23%, por “regular”, 19%, por ruim, e 20%, por péssimo. “Não sabe” somou 3% dos entrevistados. Questionados se os parlamentares ajudam o estado, 47% disseram achar que “sim”, enquanto 33% optaram pelo “não”. Outros 15% disseram não saber e 5% não responderam.
Qual a sua opinião e avaliação sobre os 22 deputados federais cearenses?
- Ótimo: 17%;
- Bom: 18%;
- Regular: 23%;
- Ruim: 19%;
- Péssimo: 20%;
- Não sabe: 3%.
O(a) senhor(a) acha que os deputados federais ajudam o estado do Ceará?
- Sim: 47%;
- Não: 33%;
- Não sabe: 15%;
- Não respondeu: 5%.
