O Ceará participa do Fruit Logistica 2025, que iniciou nesta quarta-feira (5), com estande da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e do Complexo do Pecém. Realizado em Berlim, na Alemanha, o evento global reúne representantes da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras. Na ocasião, foram apresentados os principais produtos e diferenciais do Estado na produção e exportação de frutas.
A feira, que segue acontecendo até a próxima sexta-feira (7), conta com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, e o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães.
“A Fruit Logistica reúne os principais atores desse mercado mundial e é grande oportunidade para nós do Ceará nos posicionarmos como um mercado em expansão para a Europa e demais países. Estamos tendo reuniões importantes que podem nos ajudar a melhorar nossa exportação e incentivar mais negócios para nosso Estado”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho.
O evento conta com cerca de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países dos cinco continentes, com produtos e serviços disponíveis para um público de 63 mil pessoas. A importância do Ceará nesse mercado é indicada pelo fato do Estado ser responsável pela exportação de 50% das frutas do Brasil.
“Os primeiros navios de contêineres que atracaram no Porto do Pecém, há 20 anos, vieram para buscar frutas produzidas no Rio Grande do Norte, no Ceará, em Pernambuco e na Bahia. Então a fruta é um mercado muito especial, onde exportamos melão, melancia, uva e manga para a Europa inteira, para os Estados Unidos. Temos mais de mil tomadas frigoríficas para atender nossos clientes. Não poderíamos deixar de estar aqui, a maior feira do setor”, destacou a vice-presidente Financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira.
