A obra de drenagem da Avenida Heráclito Graça, iniciada na gestão de José Sarto (PDT), está na reta final para sua conclusão. A previsão de entrega, conforme destacou o atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), é até o dia 30 de abril. No entanto, o gestor anunciou que a obra não deve solucionar o problema dos alagamentos, motivo pelo qual foi realizada. A requalificação não deve cumprir o objetivo desejado no período da quadra chuvosa, quando os níveis de água aumentam na cidade.
“Os meus técnicos já me passaram que aquela obra da Heráclito Graça não irá resolver o problema daquela região. Quando Fortaleza tiver uma quadra invernosa muito elevada, ela terá os mesmos problemas. Aquilo ali foi apenas um paliativo que aconteceu. […] Essa obra foi mal planejada”, criticou Evandro Leitão, em entrevista à TV Verdes Mares na manhã desta terça-feira (4).
Ainda na manhã de segunda-feira (3), na solenidade de abertura do 1° período legislativo na Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito pontou que 90% das obras da Prefeitura estavam paradas, uma das que seguiam sendo realizadas era a da Avenida, que não resolveria o problema, segundo alguns especialistas da atual gestão, ressaltou o chefe do Executivo local.
O projeto iniciado em 2023 na gestão pedetista, com investimento total de R$ 24 milhões, consiste na construção de um reservatório de controle de cheias com capacidade de acumular 14 mil metros cúbicos de água. As intervenções incluem também a substituição de todo o pavimento asfáltico por piso intertravado em cerca de 500 metros da avenida, além de paisagismo, nova iluminação, sinalização e a construção de calçadas acessíveis, niveladas com a pista.
Em outubro do ano passado, as obras de drenagem e urbanização da Avenida Heráclito Graça haviam alcançado 50% de execução, enquanto o reservatório de contenção de cheias já estava com 70% dos trabalhos concluídos. A previsão de entrega era para dezembro, porém, não aconteceu.
