Na tarde desta terça-feira (4), o governador Elmano de Freitas anunciou, em suas redes sociais, que a Arena Castelão receberá o sistema de reconhecimento facial dos torcedores, a partir do primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, marcado para o próximo dia 15 de março. O anúncio foi feito logo após o fim da reunião, no Palácio da Abolição, do governador com os clubes e a Federação Cearense de Futebol (FCF).
Estiveram presentes o presidente da FCF, Mauro Carmélio, o presidente do Fortaleza, Rolim Machado, o presidente do Ceará, João Paulo Silva, além de outros representantes dos clubes. O Ferroviário foi convidado para o encontro, mas não pôde estar presente.
“Para que aquele torcedor que vai entrar no estádio tenha o reconhecimento facial, para quem está na arquibancada, para quem está fora do estádio e todo o aspecto de segurança cada vez mais forte que precisamos garantir, seja por dever legal, seja porque nós queremos o estádio seguro e que as famílias estejam lá, com tranquilidade, sabendo que elas estão em um espaço em que a sua integridade e da sua família está segura“, explicou Elmano.
A estreia da tecnologia será daqui a pouco mais de um mês, na grande decisão do Campeonato Cearense, e seguirá ao longo de toda a temporada. A implantação do reconhecimento facial na principal praça esportiva do Estado acontece em meio a episódios de violência dentro e fora de estádios do futebol brasileiro.
“Aquela pessoa que, por acaso, não pode estar no estádio será proibida de entrar e assim eu tenho certeza que você e sua família estarão muito mais seguros”, finalizou o governador.
Ver essa foto no Instagram
A Lei Geral do Esporte determina que estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas deverão ter a tecnologia até o fim de junho. Até o momento, o sistema já é usado em arenas como Maracanã, Nilton Santos, Allianz Parque, Beira-Rio e São Januário.
