O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou que vai a Brasília até o próximo dia 15 de fevereiro para solicitar, ao presidente Lula (PT), ajuda do Governo Federal para a saúde da capital cearense. “Conversar com o presidente e solicitar ajuda no sentido de que a gente possa estar dando uma condição melhor para a saúde de Fortaleza”, disse o gestor. A fala ocorreu nesta segunda-feira (3), durante coletiva antes da sessão solene que deu início aos trabalhos legislativos deste ano na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
A saúde, segundo o petista, será uma das prioridades de sua gestão. Como tem destacado Evandro, a pasta foi uma das mais afetadas pelas gestões passadas. Ao receber a Prefeitura das mãos do ex-prefeito José Sarto (PDT), o prefeito ressaltou que o déficit, para esse ano, é de cerca de R$ 2 bilhões. Para todo o seu primeiro mandato, até 2028, a dívida é de R$ 4,6 bilhões.
No início deste ano, em visita ao Instituto Dr. José Frota (IJF), maior hospital emergencial da Prefeitura, o chefe do executivo destacou o desejo de transformar a saúde de Fortaleza em referência nacional. “Assim como a educação do estado do Ceará se tornou referência nos últimos 20 anos, a saúde de Fortaleza também será uma referência em todo o Brasil. Vamos fazer a saúde de Fortaleza ser transformada”, disse à época.
Leia mais | Evandro: “Não é razoável eu, com um mês de gestão, ser cobrado sobre destravar os PCCS”
PLANO PARA OS POSTOS DE SAÚDE
Ainda de acordo com Evandro nesta segunda, a secretária de saúde, Socorro Martins, está em diálogo com os profissionais de saúde para, nos próximos 90 dias, montar um plano para todos os 134 postos de saúde da Capital. O objetivo é dar novo funcionamento e conceito às unidades.
