Menu

Elmano se diz “muito insatisfeito” com resultados da segurança pública

Na manhã desta segunda-feira (3), o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, participou da abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para o biênio 2025-2026, e aproveitou a ocasião para apontar as dificuldades enfrentadas na área da segurança pública. Apesar de destacar avanços alcançados por sua gestão, o Chefe do Executivo estadual não mediu palavras e se mostrou “muito insatisfeito” com a questão da segurança pública.

“Temos um balanço muito positivo até aqui, com desafios ainda muito importantes. Um deles é o da segurança pública, que eu ainda estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, então exige de nós muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que o nosso povo reclama”, afirmou.

Conforme o painel dinâmico de estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que correspondem a homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, cresceu 10,1% em um ano, saindo de 2.970 em 2023 para 3.272 no ano passado.

Elmano ainda listou ainda algumas ações que tem tomado para o combate às facções criminosas no Estado. “Convocamos quase 2 mil homens e mulheres para as nossas tropas. Fortalecemos a inteligência, criamos novos batalhões, construímos delegacias e entregamos mais de 50 mil novos equipamentos aos nossos policiais militares, civis, bombeiros e peritos. Com investimento e planejamento, senhoras e senhores, tenho muita confiança, muita mesmo, de que vamos vencer essa batalha contra as facções criminosas e dar mais segurança para a nossa população”, acrescentou.