Menu

Nova Mesa Diretora é empossada na Alece

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi empossada em sessão solene neste sábado (1º). Na ocasião, autoridades da política cearense apreciaram a posse do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) como o novo presidente da Casa para o biênio 2025/2026. O momento também contou com as presenças do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).

Aldigueri substitui Fernando Santana (PT) na Presidência da Alece. O petista estava como chefe do Legislativo interinamente, já que era o 1º vice-presidente na gestão de Evandro.

Em sua fala no palanque, ao tomar posse, o novo presidente prestou homenagem à sua família, se emocionando. “Homenageio o meu pai, Aníbal Arruda, que partiu no ano passado. (…) Homenageio também a minha mãe, Márcia Aldigueri, que está hoje aqui entre nós, linda”, disse. O parlamentar também destacou a importância de defender a democracia e construir um “Ceará mais justo” para a população.

Com a eleição, assumem cargos na Mesa Diretora os seguintes deputados:

  • Presidente: Romeu Aldigueri (PDT);
  • 1º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB);
  • 2ª vice-presidente: Larissa Gaspar (PT);
  • 1º secretário: De Assis Diniz (PT);
  • 2º secretário: Jeová Mota (PDT);
  • 3º secretário: Felipe Mota (União);
  • 4º secretário: João Jaime (PP)
  • 1ª suplente: Luana Régia (Cidadania);
  • 2ª suplente: Emília Pessoa (PSDB);
  • 3º suplente: David Durand (Republicanos).

Ainda no PDT, Aldigueri é um dos parlamentares que vai migrar para o PSB do senador Cid Gomes. No próximo dia 7 de fevereiro, deputados titulares e suplentes da bancada estadual do partido trabalhista vão se filiar à sigla socialista, após conseguirem vencer na Justiça Eleitoral a permissão para desfiliação sem a perda do mandato. Com a chegada dos parlamentares, o PSB deve se tornar o partido com a maior bancada na Assembleia.

NOVA COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA

Com a chegada da nova Legislatura, a composição da Assembleia também muda. Das Eleições Municipais de 2024, deixaram a Casa a atual vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), o agora prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), e o então presidente da Alece, Evandro. No lugar dos três, tornam-se titulares Simão Pedro pelo PSD – que, apesar de eleito para a Prefeitura de Orós, renunciou do cargo para assumir cadeira na Assembleia -, Heitor Férrer pelo União Brasil e Bruno Pedrosa pelo PDT (Evandro, em 2022, foi eleito pelo PDT).

Outro fator que contribuiu para a dança das cadeiras da Alece foi a reforma do secretariado do governador Elmano de Freitas (PT) e os anúncios do primeiro escalão do governo de Evandro na capital cearense. Presidente da Assembleia até este sábado, Fernando Santana (PT) é um dos nomes que vai para o Executivo, na condição de secretário estadual dos Recursos Hídricos. Quem também assume a pasta no Estado é Lia Gomes (PDT), nova titular da Secretaria das Mulheres. Também da bancada pedetista, Osmar Baquit assumiu a Secretaria Executiva Regional (SER) 4 de Fortaleza, na gestão de Evandro.

Dos deputados da Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV -, o suplente Guilherme Sampaio (PT) ganha mais espaço. O parlamentar foi escolhido por Elmano, para o último biênio de seu Governo, como o seu líder. Nos dois primeiros anos da Legislatura, um rodízio era feito na bancada para que Guilherme seguisse na Assembleia. Com a saída de Fernando Santana para a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), o rodízio não será mais necessário. Já no PDT, quem já tomou posse como suplente em exercício foi Tin Gomes, então presidente das Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa).