A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e o Complexo Industrial Portuário do Pecém (Cipp) vão marcar participação na Fruit Logística 2025, feira em Berlim, de 5 a 7 de fevereiro. A ida dos órgãos estaduais tem como objetivo a promoção da fruticultura cearense e potencialidades do Estado como um produtor e exportador de frutas do Brasil. A agenda também interessa à possibilidade de buscar parcerias estratégicas. Um estande da SDE e Cipp vai apresentar os projetos existentes, investimentos, incentivos fiscais e informações gerais do Estado.
O Ceará se destaca, já há alguns anos, como um grande polo de fruticultura irrigada, dispondo de áreas preparadas para a expansão. O Estado é um dos maiores exportadores de frutas e nozes secas ou frescas, com ênfase para o segmento de castanhas. Segundo o secretário da SDE, Domingos Filho (PSD), “a participação das instituições é uma excelente oportunidade para mostrar a diversos investidores da fruticultura mundial o potencial e a competitividade do Ceará e, desta forma, prospectar novos investimentos no setor que impulsionem o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”.
“Apresentaremos as potencialidades e a credibilidade que o Estado e a gestão do governador Elmano de Freitas [PT] desfrutam para garantir segurança técnica, econômica, jurídica e política aos que desejam investir no Estado”, afirmou o secretário.
Domingos destacou ainda a autossuficiência em energia limpa já instalada, como eólica e solar, além da expectativa de implantação do polo de Hidrogênio Verde (H2V), assunto que também será abordado durante a feira. “São também aspectos que evidenciam o Ceará no âmbito mundial de transição energética, para energias renováveis e desenvolvimento econômico sustentável”, enfatizou o titular da pasta.
Na programação da feira, os representantes da SDE, Adagri e Cipp terão reuniões com investidores internacionais, assim como na Embaixada do Brasil em Berlim, com a presença do embaixador Roberto Gomes de Mattos e do diplomata Hamad Kalaf. A delegação cearense também vai fazer visita à ECF Farmsystems, referência em agricultura urbana, no intuito de conhecer soluções inovadoras que podem ser aplicadas no Ceará.
