Menu

Evandro promete universalizar climatização nas escolas municipais

O prefeito Evandro Leitão (PT) se comprometeu, nesta quinta-feira (30), com a política de universalização da climatização das escolas da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, existem 621 unidades escolares em Fortaleza, com 327 escolas municipais, 186 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 108 creches parceiras. Entre as instituições, apenas 15% das unidades da rede possuem ar-condicionado. O anúncio da climatização nas escolas ocorreu na abertura do ano letivo de 2025, que contou com a presença do prefeito na Escola Dom José Tupinambá da Frota, no bairro Bela Vista. Evandro também visitou a escola São Raimundo, no bairro Rodolfo Teófilo. 

“Queremos melhorar ainda mais a nossa educação, tornando-a uma referência para o Brasil. Referência não só profissional, mas também em estrutura física. Atualmente, apenas 15% das unidades da Rede Municipal de Ensino possuem ar-condicionado. Queremos universalizar a climatização, e é algo que iremos fazer ao longo dos próximos quatro anos, proporcionando melhores condições para os profissionais e alunos”, garantiu o prefeito Evandro. 

O secretário municipal da Educação (SME), Idilvan Alencar, destacou que o compromisso de climatizar as unidades educacionais não vão se limitar às salas de aulas, mas abrangerá outros ambientes das escolas. 

“Essa é uma grande notícia. Poucas cidades do Brasil possuem climatização em todas as escolas. Isso promove melhores condições de trabalho. Aqui em Fortaleza, por conta do clima, há salas de aula em que não é possível ministrar aulas no período da tarde. Essa é uma demanda antiga, histórica da nossa educação. Lembrando que a medida atenderá outros espaços também, como salas dos professores, salas de atendimento especializado e outros ambientes”, disse o secretário.

Atualmente, existem 237 mil alunos matriculados nas 621 unidades escolares, contemplando a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conforme dados da SME, houve um aumento de 2.500 matrículas em comparação com o ano de 2024. Além da questão climática das escolas, o prefeito também se comprometeu a seguir a legislação nacional, realizando o reajuste de 6,27% no piso salarial do magistério. Segundo o prefeito, a medida foi resultado do diálogo mais próximo entre o Executivo municipal e os profissionais da educação. 

“Sempre afirmamos que nossa gestão seria mais participativa, e isso está se concretizando com um diálogo efetivo. O reajuste de 6,27% será enviado à Câmara e, ao que me consta, esta é uma das primeiras vezes que esse compromisso é firmado antes do início do ano letivo, evitando a greve. Isso me faz ter a convicção de que, por meio dessa conexão, vamos superar os desafios de gerir Fortaleza”, afirmou Evandro.

Evandro também se comprometeu a melhorar a qualidade da merenda escolar. “Queremos, ao longo desse período, aprimorar a qualidade da nossa merenda escolar. Ela já tem um padrão elevado, mas vamos melhorar ainda mais a nutrição das nossas crianças”, concluiu o prefeito.