Menu

Programação de Pré-Carnaval chega na Estação das Artes neste sábado (1)

Para os amantes da época da folia, Fortaleza contará com um final de janeiro animado e um fevereiro cheio de atrações. Um exemplo é o Complexo Cultural Estação das Artes, que, a partir deste sábado (1°), vai ficar mais colorido com a chegada da temporada carnavalesca. A programação inicia com apresentação do “É Pré Que Pira”, show da Banda Pira com participação de Di Ferreira, trazendo um repertório que mescla os maiores sucessos carnavalescos do Norte e Nordeste brasileiro. Outra novidade também é o set das DJs Indgri e May, com o “Brega que Pariu”. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

No domingo (2), o Mercado AlimentaCE traz o tradicional samba de roda do Bar do Zé Bezerra ao Domingo na Estação, com apresentação do Grupo Dom 71, formado por alguns dos músicos que comandam os fins de semana e feriados no famoso bar que reúne a velha guarda e a nova geração da boemia fortalezense. Também sobem ao palco o grupo Samba Kanjerê e DJ Biruta. A programação conta ainda com Feira Mais Vinil especial de Carnaval.

Ao longo do mês, o pré-carnaval da Estação das Artes destaca a potência dos blocos cearenses, com apresentações de Pra Quem Gosta é Bom + O Cheiro do Queijo; Carnaval no Inferno (Festival Dá Teu Nome); e Iracema Bode Beat + Alessandra Leão. A programação carnavalesca também conta com a segunda edição de Azul de Prata, Meu Bloco Litoral, projeto da Estação das Artes que estreou em 2024 e, neste ano, terá a participação de Luxo da Aldeia e Paula Tesser apresentando LeeGal. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (31)

  • 17h30 às 22h – 20 anos de Montage, DJ Maarji e Festa Lá Em Cima 
    Acesso: Gratuito
    Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
    Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (1º)

  • 18h às 20h – Brega Que Pariu, com DJs Indgri e May
  • 20h às 22h – Banda Pira convida Di Ferreira 
    Acesso: Gratuito
    Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
    Classificação indicativa: 18 anos

Domingo (2)

  • 10h às 15h – Feira Mais Vinil
  • 10h às 12h – DJ Biruta
  • 10h30 às 12h – Oficina Infantil “Pigmentos naturais: usando os alimentos para construir histórias”, com Suel Silva e Matheus Henrique, no Mercado AlimentaCE
  • 12h às 15h – Grupo Dom 71 e Samba Kanjerê, no Mercado AlimentaCE

Dia 08/02

  • Baile do Pra Quem Gosta é Bom + O Cheiro do Queijo

Dia 09/02

  • Dona Zefinha, com Baile Infantil da Lona Furada 2025
    Theresa Rachel e Mais Melanina no Mercado AlimentaCE

Dia 13/02

  • Indira Marley Sounds
    Astral Fluid

Dia 14/02

  • Numalaje de Verão

Dia 15/02 – Festival Dá Teu Nome

  • Carnaval no Inferno
    Baile Preto com Luiza Nobel

Dia 16/02

  • Corta Jaca com Victormsat
    Dipas e Samba de Pai pra Filha no Mercado AlimentaCE

Dia 21/02

  • Karolaynne DJ
    Voyage – Baile de Máscaras

Dia 22/02

  • Soledad apresenta Vamos comer Caetano
    Iracema Bode Beat + Alessandra Leão

Dia 23/02

  • Azul de Prata, Meu Bloco Litoral
    Paula Tesser apresenta LeeGal
    Luxo da Aldeia

NOS PREPARATIVOS

Antes da chegada da maior festa do ano, a banda Montage, a primeira de eletro rock do nordeste brasileiro, apresenta nesta sexta-feira (31) um show com uma retrospectiva das composições que fizeram sucesso durante a trajetória de duas décadas do grupo, além de novas composições apresentadas pela primeira vez ao vivo. Formada em 2005 por Daniel Peixoto (voz e visual) e Leco Jucá (groovebox e sintetizadores), a banda lançou os álbuns “The Good Boys” em 2005, “Love Stories” em 2006 e “Live in Second Life” em 2007. Participou de grandes festivais como Campari Rock, Skol Beats, Tim Festival Rec Beat, Mada, Ceará Music, Abril pro Rock, entre outros.

A noite traz ainda DJ Maarji e Festa Lá em Cima, com os DJs Thales, Tomé e Vicente. Há três anos, a festa traz para a cidade uma proposta itinerante pautada na pesquisa musical e na cultura das pistas de dança. Reconhecidos por seus sets vibrantes e muito astral, os DJs trazem uma mistura de soul, disco, house, funk e hip hop, inspirados pelos bailes de vinil dos anos 70 e 80.