Menu

Danilo Lopes assume Escola de Saúde Pública de Fortaleza

Ex-vereador de Fortaleza, Danilo Lopes. Foto: Divulgação/CMFor

O ex-vereador de Fortaleza, Danilo Lopes (PSD), assumiu a gestão da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (EspFor). Inaugurada no ano passado, a instituição vinculada à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) tem o objetivo de promover educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde. Terceiro suplente do PSD na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) – e que ficaria com uma vaga devido às licenças de três eleitos -, Danilo abre mão de um novo mandato no Legislativo. A vaga deve ficar com Tia Francisca (PSD), quarta suplente.

Nesta terça-feira (28), o pessedista realizou visita à sede da EspFor. Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, ele destacou que, apesar de ter sido inaugurada no ano passado e já estar funcionando, a instituição ainda precisa de “muitas necessidades”. “É um local em que a gente faz capacitação, educação permanente e já tem dois cursos de especialização. Vai crescer muito, se Deus quiser”, disse.

“A gente quer fazer com que os servidores e a população tenham acesso a cursos de saúde e políticas públicas de educação em saúde. Vocês vão ver como ela vai crescer e vai ser boa para a saúde de Fortaleza”, finalizou.

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FORTALEZA

A EspFor iniciou as suas atividades na nova sede, no bairro Praia de Iracema, em setembro de 2024. A Escola já funcionava desde 5 de janeiro, mas ainda não possuía um espaço físico. O equipamento onde funciona a EspFor possui nove salas de aula, dois auditórios, oficina farmacêutica, biblioteca, três Centros de Simulação Realística do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], Centro de Ensino e Tecnologia em Saúde, estúdio de gravação, além de toda estrutura para as atividades administrativas e de apoio.  

O órgão está voltado para o desenvolvimento de ações de extensão – prevenção, proteção e promoção da saúde dos fortalezenses – envolvendo todos os níveis de formação – elementar, técnico e superior. Nele, serão realizados processos educacionais como estágios, pesquisa e extensão, com a oferta de cursos de curta duração, atualizações, especializações e programas de Residências Médicas e Multiprofissionais. 

Dentre os primeiros cursos ofertados pela EspFor, estão a capacitação na APS – Unidade Amiga da Primeira Infância (nível médio e superior); Cuidado Integral aos Adolescentes na Atenção Primária com enfoque na Intersetorialidade; Libras para profissionais de saúde; Suporte Básico de Vida; Ciclo de Atualização sobre Arboviroses; Aprendizagem Ativa e Colaborativa no SUS; Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos; e Sistemas de Informação em Saúde nas Salas de Situação na APS.