Menu

Em Madrid, Brasil atrai investimentos no turismo do país

Visando atrair mais investidores estrangeiros, uma nova ferramenta destaca as principais possibilidades e tendências de investimento no país, explorando oportunidades no turismo brasileiro. Lançado na última quinta-feira (23), em Madri, na Espanha, o guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil” busca estimular a participação estrangeira no setor e apresentar ao mundo os benefícios, as condições e as oportunidades de negócios oferecidas pelos projetos turísticos do Brasil. O documento foi elaborado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e pela ONU Turismo.

O Guia aborda aspectos legislativos, fiscais e incentivos que facilitam a chegada de capital externo, indicando vantagens a exemplo do potencial de crescimento e a estabilidade econômica. Os principais alvos estão na grande variedade cultural, na oferta de um robusto mercado interno, da expressiva participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB), de cerca de 8%, e da forte chegada de visitantes internacionais, além de enfatizar o setor como motor do desenvolvimento sustentável.

O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, ressaltou os avanços na atratividade do Brasil. “Sob a liderança do nosso presidente Lula, com muito trabalho e resiliência, avançamos em políticas públicas que melhoraram o ambiente interno e a segurança jurídica, nos colocando entre as 10 maiores economias do mundo e o 2º destino mais procurado para investimentos estrangeiros” ressaltou.

A cerimônia de apresentação do Guia também reuniu autoridades como o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo brasileiro, Carlos Henrique Sobral, e demais representantes do CAF e da ONU Turismo, entre outras. Vale ressaltar que, em 2025, o país sediará importantes eventos internacionais, como o BRICS e a COP 30, em Belém (PA).