A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza, nesta quarta-feira (29), a partir das 18h, o programa Relatos Biográficos, que traz como tema “Cláudia Leitão: cultura e criatividade em ação”. O evento contará com a presença da homenageada, a especialista em economia criativa e ex-secretária da Cultura do Estado. Cláudia Leitão será acompanhada por Camille Girouard (filha), Beatriz Leitão (irmã) e Raquel Gondim (amiga), que vão apresentar diferentes perspectivas sobre cultura, criatividade e o legado da gestora e intelectual. A mediação será realizada pela coordenadora de Acervo e Pesquisa do equipamento, Ana Karine Garcia. O evento é gratuito e aberto ao público.
Nesta edição, o evento busca celebrar as experiências de Cláudia Leitão, destacando suas contribuições como idealizadora da Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, assim como sua atuação na Superintendência do Senac-CE e na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 2024, Cláudia chegou a ser indicada como finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Economia Criativa, com o livro “Economia Criativa: Criatividade e Cidadania Cultural”. A obra desenvolve sua visão e suas contribuições para a evolução do setor.
O programa Relatos Biográficos enfatiza a importância do reconhecimento de pessoas que contribuem em diversos campos de atuação no Ceará. O objetivo do evento é apresentar e homenagear escritores, pensadores, mestres da cultura, educadores, artistas e outras personalidades que tiveram uma participação significativa na produção, difusão da cultura, educação, ciência e tecnologia no Estado.
SOBRE CLÁUDIA LEITÃO
Reconhecida por seu especialista em economia criativa, Cláudia Sousa Leitão é doutora em Sociologia pela Universidade Sorbonne (Paris V) e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Entre os cargos públicos que exerceu está a de superintendente do SENAC e secretária de Cultura do Ceará (2003-2006), implementando o programa Secult itinerante- Cultura em Movimento, além de fortalecer políticas culturais estaduais. Cláudia também criou e foi a primeira gestora da Secretaria da Economia Criativa, no Ministério da Cultura (2011-2013). Ela também foi diretora do Observatório de Fortaleza do IPLANFOR (2017-2020) e presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da ADECE (2019-2020). Possui experiência internacional como membro do Conselho Consultivo dos Territórios Criativos (Portugal) e consultora ad hoc para OMC, UNCTAD e UNESCO. Atualmente, Cláudia é diretora do Centro Internacional Celso Furtado, professora e coordenadora de programas de pós-graduação na Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de consultora em políticas públicas e finalista do Prêmio Jabuti em 2024.
