A Secretaria da Cultura do Estado (Secult) confirmou o lançamento da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento acontece em 6 de fevereiro, às 9h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Na ocasião, a pasta dará detalhes sobre o conceito da edição, a equipe de curadoras, a programação e outras atividades.
A Bienal do Ceará é um dos maiores eventos culturais do Brasil. A última edição, realizada em 2022, atraiu um público de cerca de 400 mil pessoas. Este ano, ela acontecerá entre os dias 4 e 13 de abril, mais uma vez no Centro de Eventos do Ceará. A Secult descreve o evento como “um espaço dedicado ao intercâmbio transcultural, promovendo o diálogo entre diferentes expressões artísticas”.
O tema da Bienal já havia sido divulgado no ano passado. “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura” é o norte da Secult para “promover a diversidade de expressões literárias, com ênfase nas vozes femininas e nas narrativas de resistência”.
ADIAMENTOS
Programada originalmente para acontecer em 2024, a Bienal do Livro acabou sendo transferida pela Secult para este ano. A Secretaria queria evitar que o evento fosse realizado em um ano eleitoral. Um ajuste desse tipo já havia sido feito anteriormente, após a 11ª edição da Bienal, de 2014. O evento só voltou a ser realizado em 2017, para evitar conflitos e questionamentos no ano eleitoral, que envolvem desde bloqueio de repasses durante o segundo semestre até eventuais questionamentos sobre o uso político da máquina pública para benefício de candidaturas.
