O prefeito Evandro Leitão (PT) participou, na última sexta-feira (24), do almoço promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), que teve o objetivo de alinhar estratégias para fortalecer o comércio e a economia no Centro de Fortaleza. Entre as principais temáticas tratadas na reunião está a reforma da Praça do Ferreira e o ordenamento das vias do bairro.
Evandro garantiu que deve iniciar as intervenções na Praça do Ferreira até 30 de junho, mantendo diálogo constante com comerciantes e frequentadores do Centro. Além disso, o prefeito destacou o fato da praça abrigar diversas pessoas em situação de rua, que devem ser levadas em consideração antes de realizar qualquer obra.
“A Praça do Ferreira é um dos principais patrimônios histórico-culturais de nossa cidade. Infelizmente, hoje ela abriga diversas pessoas em situação de rua, e não podemos iniciar uma requalificação sem planejar o acolhimento adequado dessas pessoas. Comprometo-me a começar as obras até 30 de junho. Essa intervenção é necessária e será conduzida com seriedade, pois precisamos enfrentar os contrastes sociais e econômicos que afetam nossa cidade”, garantiu o prefeito.
Durante o almoço, também foram firmados acordos quanto à isenção fiscal para lojistas do Centro e da Monsenhor Tabosa, que está em fase de estudos. Na ocasião, também foi anunciado um projeto de corredor entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa. “Um dos meus compromissos de campanha foi a isenção fiscal para lojistas do Centro e também da Monsenhor Tabosa, e iremos cumprir, assim como cumprimos a nossa promessa de extinção da Taxa do Lixo. Também já solicitei ao presidente Odilon Aguiar, da Citinova, e ao secretário Arthur Bruno, do Ipplan, que desenvolvam um projeto para transformar essa área em um espaço tecnológico, com bares e restaurantes. É uma região que foi negligenciada pelo poder público, mas que iremos requalificar”, disse o prefeito Evandro.
Outra medida discutida no encontro foi a realização de estudos para a retirada das jardineiras das ruas Floriano Peixoto e Barão do Rio Branco. O prefeito também destacou que está avaliando a possibilidade de implementar Zona Azuis de estacionamento na região.
“Nós temos um planejamento para a retirada das jardineiras das ruas, mas é uma área hoje ocupada por vendedores ambulantes. Para esse projeto, iremos dialogar com os trabalhadores, pois entendemos que eles dependem disso para o seu sustento. Já o projeto de Zona Azul será encaminhado para análise da AMC. Quero deixar claro que não vejo a AMC ou a Agefis apenas como órgãos arrecadadores; eles também devem desempenhar papéis educativos e preventivos”, disse.
O almoço também contou com a presença do secretário da Regional 12, Adams Gomes, que destacou o compromisso de manter o canal aberto entre a gestão municipal e os lojistas. “Tenho muito interesse em resolver os anseios do Centro. Já recebi uma lista de reivindicações e vamos trabalhar juntos nesses temas. Comprometo-me a sempre dar retorno sobre as demandas e a levar ao prefeito as prioridades dos lojistas. Vamos construir soluções juntos”, afirmou o secretário.
PROJETO DA CDL
Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, o presidente da CDL, Assis Cavalcante, havia revelado que o projeto de reforma da Praça do Ferreira havia sido apresentado ao prefeito da Capital e a obra poderia ser executada por Evandro. Anteriormente, o presidente tinha procurado o então prefeito José Sarto (PDT), que afirmou que a Prefeitura não tinha verba suficiente para arcar com as despesas.
“Conseguimos os recursos e contratamos o [arquiteto] Fausto Nilo. Ele fez um projeto belíssimo. (…) Entregamos ao Sarto no começo de outubro [de 2024]. Como ele perdeu as eleições, nós, então, procuramos o Evandro, ainda na campanha, propus tocar o projeto e ele acenou positivamente. Fiquei muito animado com a resposta dele”, recordou o presidente da CDL.
