Com investimento de R$ 1 milhão, o governador Elmano de Freitas (PT) entregou, neste sábado (25), duas novas salas de Unidade de Internação Breve (UIB) ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Serão mais 25 leitos para o acolhimento e atendimento de emergência aos pacientes, com salas de 12 e 13 leitos. A expectativa é entregar uma terceira sala, com outros 12 leitos, que está em construção, no final de fevereiro. Além do governador, a entrega contou com a presença da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, de diretores e profissionais do HGF e da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
“Isso garante às pessoas que chegam no HGF ficarem acomodadas de maneira adequada, para que elas possam, no momento em que estão aguardando um leito, ficar nessa Unidade, com acompanhamento e dignidade. Nosso projeto é chegar a 48 leitos de Unidade de Internação Breve”, informou o governador.
O chefe do Executivo também destacou que o investimento é resultado de uma “gestão eficiente” da direção do HGF e do apoio da Sesa. “Com muita sensibilidade e eficiência, estamos entregando ao povo do Ceará esses 25 leitos. Quero muito reconhecer o trabalho desses profissionais, referência para o país quanto à capacidade e qualidade técnica, mas também demonstram algo muito importante para o povo cearense, que é a sensibilidade do cuidado”, pontuou Elmano.
A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, reforçou o compromisso em aprimorar o atendimento em saúde e explicou a função das novas salas entregues.
“Os pacientes que vão vir pra cá são aqueles que chegam na emergência e necessitam de um internamento. Esse internamento é chamado de Unidade de Internamento Breve, onde a gente procura ao máximo realizar todos os exames de início do paciente, estabilizar e, daqui, ele ir para as enfermarias. O mais importante dessas unidades é que a gente vai dar conforto, qualidade e segurança para esses pacientes”, detalhou a titular da Saúde.
No total, o HGF conta com 580 leitos ativos, incluindo 46 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além da ampliação na área assistencial, o equipamento de saúde reformou o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), serviço que presta informações a pacientes, acompanhantes e familiares.
