O Ministério da Educação (MEC) vai autorizar a segunda etapa da implementação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) do Ceará às 13h da próxima segunda-feira (27). Na ocasião, o ministro Camilo Santana (PT) vai assinar a Ordem de Serviço, em solenidade realizada na Base Aérea de Fortaleza, local onde será instalado o novo campus do ITA, o primeiro fora de São Paulo.
Quem também vai estar presente na solenidade é o ministro da Defesa do Governo Lula, José Múcio. A autorização para a construção da primeira etapa já havia sido assinada em setembro do ano passado. Na fase inicial, foram destinados R$ 71 milhões para a construção de um bloco voltado a cursos de Engenharia e de um bloco de alojamento. O valor total para a implementação do Instituto será de R$ 180 milhões.
A construção do ITA foi anunciada ainda em 2023. A unidade cearense, onde serão iniciados dois novos cursos para a instituição – de Engenharia das Energias Renováveis e outro de Engenharia de Sistemas -, será implantada gradativamente, no decorrer de dez anos. A previsão é de que já tenham turmas formadas, com o início dos primeiros cursos, em 2027.
O processo seletivo para os primeiros alunos foi iniciado no último semestre de 2024. Os estudantes que passarem no teste vão ficar os dois primeiros anos na unidade de São Paulo e os próximos três, a partir de 2027, no Ceará.
CONSTRUÇÃO ITA FORTALEZA
A licitação para a construção das primeiras estruturas da nova sede do ITA foi assinada no último mês de maio. As obras caberão à Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), com acompanhamento na elaboração do projeto e supervisão das etapas construtivas da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica – entidade vinculada à Força Aérea Brasileira (FAB).
