Menu

Gabriella Aguiar publica vídeo com estrutura sucateada do Cras do Antônio Bezerra

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A vice-prefeita de Fortaleza e titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar (PSD), publicou, nesta sexta-feira (24), um vídeo que mostra a estrutura sucateada do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Antônio Bezerra. No registro, o local aparece fechado, com muita sujeira espalhada, sem realizar os atendimentos. Além de vice-prefeita, a visita contou com a presença do vereador Aglaylson (PT) e do secretário da Regional 3, Edilardo Eufrásio.

“Não basta não ter CRAS suficientes, a gente está recebendo os equipamentos sucateados, com equipes desfalcadas. Vamos mudar essa realidade”, garantiu a vice-prefeita.

No ano passado, o Ministério Público do Ceará ajuizou uma ação contra a Prefeitura de Fortaleza. Àquela altura da gestão Sarto, a SDHDS contava apenas 49 servidores efetivos em todos os postos, além de terceirizados contratados para funções administrativas, de serviços gerais e atividades-meio, sem ter permissão para desempenhar atividades socioassistenciais.

O Município abriu uma seleção em abril, mas só convocou os profissionais – 200, no total – no fim do ano. À época, o MPCE pedia que a Prefeitura apresentasse um cronograma de ações, incluindo abertura de concurso público para seleção de quadros efetivos. O entendimento da justiça é que a assistência social é um serviço inadiável e essencial, principalmente desde a pandemia de Covid-19.