Em uma ação de combate aos grupos criminosos no Estado, a Polícia Civil (PCCE) deflagrou nesta quinta-feira (23), a Operação Lisius, no município de Boa Viagem, no Sertão Central. Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e temporária pelos crimes de homicídio, integrar grupo criminoso e tráfico de drogas, e 41 de busca e apreensão, totalizando 57 ordens do Poder Judiciário expedidas.
Onze pessoas com idades entre 18 e 43 anos foram presas em Boa Viagem, Madalena, Itaitinga, Quixeramobim; no bairro Serrinha, em Fortaleza, e em Praia Grande, no estado de São Paulo. Além disso, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, diversas munições, uma motocicleta, 70 gramas de cocaína, 38 de maconha e celulares.
A operação é coordenada pela equipe das delegacias Municipal de Boa Viagem, regionais de Crateús e de Canindé e contou com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), todas integrantes das Forças de Segurança da Secretaria da segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os presos são investigados por homicídios, integrar grupo criminoso, corrupção de menor, tráfico de drogas e outros crimes na região.
CHEFE PRESO
Durante o cumprimento dos mandados, um homem de 43 anos foi capturado em Praia Grande-SP. Ele é apontado como chefe de uma facção criminosa de origem paulista com atuação no Ceará e responde pelos crimes de tráfico de drogas e roubo. Contra o suspeito, equipes da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça cearense pelo crime de organização criminosa.
Os suspeitos presos no Ceará e todos os itens apreendidos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Boa Viagem, para a formalização dos cumprimentos dos mandados de prisão. Um homem capturado no bairro Serrinha, na Capital e levado ao 5º Distrito Policial (Parangaba). Agora, todos os suspeitos encontram-se à disposição da Justiça.
OPERAÇÃO LISIUS
A operação intitulada Lisius significa deslize. Essa fase, deflagrada nesta quinta-feira, é a continuidade das investigações iniciadas em novembro de 2023, quando dois indivíduos foram presos por tráfico de drogas. Eles vieram de São Paulo com destino a Boa Viagem, no Ceará.
