Menu

Nova gestão da Aprece reúne-se com Elmano para discutir desenvolvimento dos municípios

Os recém-eleitos presidente e vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Júnior, o “Juju”, ex-prefeito de Jaguaribara; e Amaro Pereira, prefeito de Ipaporanga, estiveram reunidos, no Palácio da Abolição, com o governador Elmano de Freitas (PT). O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (23).

No primeiro encontro dos novos gestores que estarão à frente da entidade no biênio 2025-2026, foram alinhados e discutidos temas essenciais para o fortalecimento dos municípios cearenses. A nova gestão será empossada na próxima quarta-feira (29), durante o seminário Aprece Novos Gestores 2025, que será realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Durante a reunião, foram discutidas futuras parcerias entre Aprece e Governo do Estado na busca por soluções que beneficiem os municípios em todas as áreas da gestão pública. Também foi detalhada a participação de Elmano de Freitas na abertura do seminário pela entidade, quando ele fará palestra magna com o tema Administração Pública: Desafios, Limites e Possibilidades para os Novos Gestores.

“A Aprece tem um bom relacionamento com o Governo do Estado e a gente pretende estreitar essa parceria, conseguindo termos de cooperação com várias secretarias [estaduais] importantes para o desenvolvimento municipal. Até o meio do ano, pretendemos retomar nossa agenda de caravanas itinerantes, já com essas parcerias para levar os benefícios pretendidos e que os municípios necessitam nesse momento. A grande demanda e preocupação dos gestores é com os gastos na saúde e a questão da segurança pública em algumas localidades. A questão da segurança é muito delicada e a gente precisa da integração das forças policiais, do Estado e do Governo Federal, para podermos ter um combate mais efetivo às organizações criminosas”, disse o presidente Eleito da Aprece, durante entrevista no Questão de Opinião, o podcast do OPINIÃO CE.

Joacy Júnior salientou que a maior preocupação, porém, ainda é com os gastos na saúde. Por lei, os municípios têm de gastar, no mínimo, 15% do orçamento, entretanto, ele frisa que a maioria gasta quase o dobro desse percentual. Ele ainda destaca a importância de a Aprece representar bem os municípios cearenses e atender às demandas locais de forma integrada com o Governo do Estado.

“Tenho certeza que daremos continuidade e fortaleceremos cada vez mais a parceria e a colaboração entre o Governo do Estado e os municípios cearenses por meio da Aprece. Estaremos especialmente juntos em temas importantes e urgentes, como a reforma tributária e também buscando juntos caminhos para garantir mais saúde, educação, oportunidades de emprego e mais qualidade de vida para nossa população. De mãos dadas, podemos fazer muito mais pelo nosso povo”, enfatizou o governador Elmano de Freitas.

Na condição de vice-presidente eleito, Amaro Pereira ressalta a dedicação da nova gestão da associação em buscar soluções e estratégias que impulsionem o desenvolvimento dos municípios, sempre com foco nas necessidades de cada região.