O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta terça-feira (21) o aumento do repasse do Governo do Estado para o Instituto Dr. José Frota (IJF), maior hospital emergencial da Prefeitura de Fortaleza. Conforme o chefe do Executivo, o repasse, que antes era de R$ 72 milhões por ano, agora será de R$ 120 milhões. A unidade de saúde, no último ano de 2024, vinha enfrentando uma situação de crise, inclusive com falta de medicamentos e insumos.
“A medida será essencial na garantia do atendimento de saúde para a população. Seguiremos trabalhando juntos para levar mais saúde para o nosso povo”, disse Elmano.
Conforme Elmano, a situação “absolutamente desafiadora” será enfrentada. “Para que a gente possa oferecer, passo a passo, uma saúde de melhor qualidade para o povo de Fortaleza e, no caso do IJF, também para o povo cearense”, afirmou, ressaltando que o hospital também atende cearenses do interior.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo estadual, a proposta ainda deverá ser aprovada burocraticamente, mas a “decisão política” já está tomada. O governador gravou vídeo ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), da secretária municipal de Saúde, Socorro Martins, e da secretária estadual de Saúde, Tânia Mara Coelho.
