Menu

Deputados do PDT na oposição garantem permanência: “Reestruturar o partido”

O deputado federal e presidente nacional interino do PDT, André Figueiredo, se reuniu nesta terça-feira (21) com quatro deputados estaduais do partido no Ceará. Na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), os parlamentares atuam como opositores ao governador Elmano de Freitas (PT). Como informado pelo deputado estadual Cláudio Pinho ao OPINIÃO CE, Figueiredo confirmou a permanência dos pedetistas no partido. Durante a reunião, no entanto, não foi discutido sobre o posicionamento do PDT, se será base ou oposição.

Ainda com a maior bancada da Assembleia, a legenda possui 13 deputados. Deste total, no entanto, nove devem deixar a sigla no próximo mês de fevereiro. Boa parte deve migrar para o PSB, movimento feito pelo senador Cid Gomes em fevereiro de 2024. O ex-governador é o grande aliado do bloco governista do PDT. Com isso, ficarão apenas quatro deputados: Cláudio Pinho, Antônio Henrique, Queiroz Filho e Lucinildo Frota.

“Nos reunimos com os deputados estaduais Cláudio Pinho, Antônio Henrique, Queiroz e Lucinildo Frota, para uma conversa sobre o futuro do nosso Estado e sobre os próximos passos do PDT no Ceará”, escreveu Figueiredo.

De acordo com o presidente partidário, também foram discutidas ações de melhoria e novos investimentos para os municípios cearenses, além do alinhamento partidário. “Seguiremos juntos somando forças para construir um Ceará sempre mais forte e mais próspero para todos”, completou. Cláudio Pinho confirmou o alinhamento partidário, citando inclusive uma reestruturação do PDT. Questionado se o partido poderia estar filiando novos nomes, o parlamentar disse que isso não foi discutido. 

PDT BASE OU OPOSIÇÃO

Após o fim do primeiro turno das eleições em Fortaleza e a derrota do então prefeito José Sarto (PDT) na tentativa para a reeleição, o PDT se dividiu entre os que apoiaram o candidato vitorioso, Evandro Leitão (PT), e o deputado federal André Fernandes (PL). Figueiredo foi um dos nomes que se posicionou de forma favorável ao petista. Do outro lado, o grupo de deputados estaduais, alinhados ao ex-prefeito de Fortaleza e presidente do PDT na Capital, Roberto Cláudio, apoiaram o bolsonarista.

Desde que Evandro foi eleito, André Figueiredo vem trabalhando para que o partido vá para a base dos dois petistas nos Executivos de Fortaleza e Ceará. Na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), dos oito vereadores eleitos pelo partido, apenas um – PP Cell – será oposicionista. Dentre os nomes que não definiram oposição, aliás, está Jânio Henrique, irmão do ex-presidente da Câmara e atual deputado estadual Antônio Henrique.