Menu

Geração Tech: Governo do Estado abre 1.700 vagas para formação em tecnologia

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), lançam mais uma etapa do projeto Geração Tech 2.0. A iniciativa oferta 1.700 vagas, sendo 1.200 em modalidade online e 500 presenciais distribuídas em três bairros de Fortaleza (Pici, Aldeota e Edson Queiroz). O objetivo é garantir a formação de talentos para o mercado de tecnologia.

O projeto é direcionado a jovens e adultos com idade a partir de 17 anos, sem limite superior, promovendo inclusão e acessibilidade, com prioridade para estudantes e ex-estudantes de escolas públicas. A iniciativa busca oferecer capacitação prática e conectada às demandas do mercado para transformar o Ceará em um polo tecnológico. No Brasil existe hoje um déficit de aproximadamente 190 mil profissionais no setor de tecnologia.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, destaca que o projeto reafirma o compromisso com a transformação social e acompanha os avanços tecnológicos.

“O Ceará está pronto para receber os novos grandes investimentos previstos em diversos setores que necessitam de profissionais de tecnologia e proporcionam salários mais atrativos. Por isso, é uma determinação do governador Elmano de Freitas promover capacitações com o intuito formar ainda mais mão de obra qualificada e direcioná-la para os postos de trabalho que estão surgindo no mercado cearense. O mundo está em evolução e as oportunidades estão surgindo de maneira cada vez mais rápida”, pontuou Serpa.

Para o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, o projeto tem um papel estratégico para o Estado, e pontua a importância de preparar as gerações futuras. “O Ceará tem se destacado como um hub de tecnologia e o Geração Tech é fundamental para garantir que tenhamos profissionais qualificados para sustentar esse crescimento. Esse projeto proporciona a capacitação de jovens para atender a uma necessidade que não é só da indústria, mas de todo o setor produtivo”, complementou.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, reiterou o impacto do projeto para os jovens público-alvo.

“Estamos contribuindo diretamente para transformar a realidade de jovens e adultos por meio da capacitação tecnológica, criando oportunidades de carreira e de desenvolvimento para as empresas, além de diminuir o déficit de profissionais qualificados no setor”.

A cerimônia de formatura de 660 jovens da última turma de Desenvolvimento Web Full Stack da primeira edição, marcada para 21 de janeiro, às 9h, na Casa da Indústria, será o palco para anunciar o novo ciclo do projeto. Com a conclusão da turma, o Geração Tech atingirá a marca de mil profissionais capacitados em 2024.