Típico da Região Nordeste, o início do ano marca uma grande temporada de chuvas no Ceará. Entretanto, 2025 mal começou e algumas cidades do Estado já enfrentam as consequências de temporais intensos. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais (Funceme), durante o último domingo (19), choveu em todas as macrorregiões do Estado. O órgão estadual apontou que, nesse período, o maior volume de precipitação pluviométrica registrado foi 129 mm, em Santa Quitéria.
Embora não tenha causado grandes prejuízos na zona urbana da cidade, a chuva provocou diversos alagamentos, deixando comunidades rurais de Independência isoladas.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Independência, outro município impactados pelas chuvas no fim de semana, Lúcio Ernandes Rodrigues Araújo, ontem, em apenas 30 minutos, choveu o equivalente a 153 mm, um volume intenso que derrubou duas casas de taipa e desalojou 8 pessoas, que buscaram abrigo temporário nas casas de parentes e amigos.
A Funceme divulgará o prognóstico de chuvas para o trimestre de fevereiro a abril de 2025, na próxima quarta-feira (22). Os meses fazem parte da quadra chuvosa no Estado, que se concentram oficialmente de fevereiro a maio. A apresentação será realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
O Ceará deve continuar recebendo chuvas nesta terça-feira (20), segundo novo aviso de precipitações intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A lista inclui todos os 184 municípios do Estado na categoria de “perigo potencial“. Vale ressaltar que este é o oitavo aviso consecutivo e segundo abrangendo todo o território.
