Menu

Jornalista esportivo Léo Batista morre ao 92 anos, no Rio de Janeiro

Léo Batista dedicou 76 anos de sua vida à comunicação, 53 deles na Rede Globo. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O jornalista esportivo Léo Batista, de 92 anos, faleceu na tarde deste domingo (19), no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 6 deste mês para tratar um câncer no pâncreas. A doença só foi descoberta quando Léo apresentou um quadro de desidratação e queixas de fortes dores abdominais. Autoridades, colegas de profissão, entidade e imprensa esportiva se solidarizaram com familiares e amigos, e homenagearam um dos principais nomes da imprensa brasileira.

João Baptista Bellinaso Neto, filho de imigrantes italianos, nasceu no dia 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, no interior de São Paulo. Quando completou 15 anos, passou a trabalhar em serviços de alto-falantes na cidade natal e logo se estabeleceu como locutor de rádio, na década de 1940 do século passado. Léo Batista dedicou 76 anos de vida à comunicação, sendo 53 deles à TV Globo, onde se consagrou como jornalista esportivo. Era fanático por futebol e torcedor do Botafogo.

Apesar de ter se especializado em Jornalismo Esportivo, Léo Batista, ao ingressar na TV Globo, ficou conhecido como coringa (profissional que atua nas áreas descobertas) da emissora carioca. Em 1970, ainda como freelancer, foi chamado para compor a equipe esportiva da Globo que foi ao México para a cobertura da Copa do Mundo daquele ano.

Após o encerramento da Copa do Mundo, Léo Batista precisou substituir o apresentador Cid Moreira (1927-2024) em uma edição do Jornal Nacional. Depois disso, foi contratado em definitivo, chegando a apresentar as edições de sábado do telejornal global. Ele só notabilizou, nos anos 1970 como apresentador dos resultados da Loteria Esportiva e dos Gols do Fantástico. Por muito tempo, também foi apresentador dos programas Esporte Espetacular e Globo Esporte.

HOMENAGENS

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), disse que Léo “deixa uma legião de fãs e uma marca indelével na cobertura esportiva nacional. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”. O governador Elmano de Freitas (PT), por sua vez, frisou que o “Brasil se despede da voz marcante”, como era conhecido o jornalista. “Aos 92 anos, deixa um legado memorável para a imprensa esportiva brasileira. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”.

O Ceará Sporting Club também lamentou a morte. Com imenso e profundo pesar, o Ceará lamenta o falecimento de João Baptista Bellinaso Neto, popularmente conhecido como Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo brasileiro, aos 92 anos. O Ceará SC estima os mais sinceros sentimentos à família e amigos de Léo Batista”. Já o Fortaleza Esporte Clube ressaltou que “sua voz icônica e paixão pelo esporte sempre serão lembradas em nossos corações tricolores. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste ícone do jornalismo brasileiro”.