Menu

Henrique Marinho lança livro sobre empresários imigrantes no Ceará na terça-feira (21), na Fiec

Henrique Marinho fala sobre o livro no podcast "Diálogos", do Opinião CE. Foto: Hellynara Fernandes/OPINIÃO CE

O economista e escritor Henrique Marinho lança, nesta terça-feira (21), o livro A Saga dos Empresários Imigrantes na Economia Cearense. A obra apresenta um resgate histórico sobre a contribuição de diversas comunidades imigrantes para o desenvolvimento econômico do Estado. O lançamento será no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), na capital cearense.

Em entrevista nos estúdios do OPINIÃO CE, Henrique Marinho ressalta que o livro é uma homenagem aos imigrantes que escolheram o Ceará como lar e deixaram um legado de inovação e empreendedorismo. Segundo o autor, a obra oferece uma perspectiva valiosa para empresários, estudantes e historiadores que buscam compreender a evolução das dinâmicas culturais e de negócios no Estado. “História é uma coisa que as pessoas, às vezes, não se preocupam em transmitir. Nós conhecemos muito pouco da história do Ceará. Eu precisava dar minha contribuição para a história do Ceará e para a história do Brasil”, enfatizou Henrique Marinho.

O autor destacou, ainda, que o livro é fruto de um trabalho longo de pesquisa, no qual resgatou a história dos imigrantes que chegaram ao Ceará no final do Século XIX e início do XX. Acrescentou que a ideia da obra surgiu quando ele iniciou a pesquisa, ainda em andamento, sobre a história dos bancos cearenses, quando um dirigente do Conselho Regional de Economia o procurou e falou que estava sendo elaborado um livro sobre a economia cearense e pediu a contribuição dele.

 “Aí me deu aquele ‘estalo’. Eu acho que ainda não tem a história contada dos imigrantes cearenses. São pessoas que construíram a economia do Ceará, pessoas que ainda constroem, na verdade“, recordou Henrique Marinho, salientando que dos 10 bilionários do Brasil, seis são cearenses e descendentes de imigrantes.

Henrique Marinho também citou que encontrou algumas dificuldades para obter dados que contribuíssem para o livro, destacando que algumas famílias se reusaram a passar informações. Ele frisa que muita gente não tem preocupação em transmitir a História, documental ou oralmente. Os obstáculos, no entanto, não foram empecilho para a conclusão da obra.

Confira a entrevista complea:

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, reforça a importância do livro para o entendimento do papel dos imigrantes na construção do cenário empresarial cearense. A publicação destaca as trajetórias de portugueses, italianos, sírios, libaneses, japoneses, entre outros, que ajudaram a moldar o ambiente econômico local.

O evento de lançamento será uma oportunidade para o público conhecer detalhes sobre o processo de pesquisa e as histórias contadas na publicação. O livro promete ser uma referência importante para aqueles interessados na história econômica do Ceará e nas influências multiculturais que moldaram o setor empresarial local.

SERVIÇO:

Lançamento do Livro: A Saga dos Empresários Imigrantes na Economia Cearense

  • Data: 21 de janeiro de 2025
  • Horário: 18h30
  • Local: Casa da Indústria – Fiec