Durante a realização da 1ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça, na manhã desta quinta-feira (16), Joseana França Pinto foi empossada como titular da 50ª Procuradoria de Justiça, de atuação na área criminal. O evento ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, e contou com a presença de membros e servidores do Ministério Público do Ceará (MPCE), representantes do Sistema de Justiça, autoridades municipais e estaduais, além de familiares e amigos da empossada.
Joseana França Pinto assume a 50ª Procuradoria de Justiça após 28 anos atuando na primeira instância, onde passou pelas comarcas de Massapê, Icó, Itapipoca, Pacajus e Fortaleza. A nova integrante do CPJ é coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Nuavv) e compõe o Conselho Deliberativo do Programa Estadual de Proteção às Vítimas e às Testemunhas Ameaçadas (Provita).
O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, destacou que a trajetória da nova procuradora de Justiça foi marcada pelo cuidado e atenção dados às vítimas de violência e mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Seu trabalho no Ministério Público, em todos os órgãos de execução e, especialmente, no Nuavv é a prova viva de que a Justiça não é apenas um conceito, mas uma prática transformadora”, lembrou Haley Carvalho, acrescentando que a 50ª Procuradoria de Justiça estará em excelentes mãos.
A procuradora de Justiça Joseana França lembrou emocionada de todos aqueles com quem trabalhou ao longo da carreira. “Tenho a convicção de que, se hoje estou atingindo esse novo patamar na minha trajetória profissional, muito de vocês eu levo comigo”, disse.
Joseana França reforçou ainda o orgulho de seguir os passos da mãe, a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, que tomou posse como procuradora de Justiça em 1986. “Ao assumir este cargo, renovo o meu compromisso com valores que sempre nortearam a minha atuação, como a ética e a busca pela justiça social”, declarou.
Representando o CPJ, o procurador de Justiça Plácido Rios deu as boas-vindas à nova integrante do órgão colegiado. Ele elogiou a trajetória profissional de Joseana França, destacando que agora a atuação humana e empática também estará na segunda instância. “Seu trabalho como promotora de Justiça foi marcado por levar a instituição aos que mais precisavam, procurando sempre o contato direto com a população e ajudar a quem mais precisa”, frisou Plácido Rios, que lembrou ainda do trabalho transformador do Nuavv.
