A Polícia Federal, por meio do Núcleo de Cooperação Internacional na Superintendência da Polícia Federal no Estado do Ceará, realizou, na segunda-feira (13), a extradição passiva de uma pessoa foragida da Bélgica. O suspeito, capturado no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi entregue às autoridades policiais do seu país para responder por atos criminosos cometidos.
A extradição foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal e realizada no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. As investigações na Bélgica identificaram que o extraditado praticava fraude de investimentos na modalidade conhecida como “sistema de piramide”, ocasionando prejuízo em centenas de vítimas em diferentes países europeus.
- a extradição ativa: quando o governo brasileiro requer a extradição de um foragido da Justiça brasileira a outro país;
- a extradição passiva: quando um determinado país solicita a extradição de um indivíduo foragido que se encontra em território brasileiro.
