Cumprindo agenda na Europa, o governador Elmano de Freitas (PT) esteve em reunião, nesta quarta-feira (15), na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, na Bélgica. O encontro teve a presença do ministro-conselheiro Eduardo Ferreira, da Missão do Brasil junto à União Europeia, além de outros representantes da Missão e do Ministério da Agricultura e Pecuária. Durante a reunião, o chefe do executivo no Estado destacou a importância de retomar a exportação de pescado brasileiro para o mercado europeu, tendo em vista o impacto à economia cearense.
“Essa é uma medida essencial para a economia do Ceará, que atualmente lidera a produção de camarão no Brasil e também se destaca na exportação de lagosta e atum, inclusive por meio de parcerias com empresas europeias. A reabertura desse mercado é estratégica para impulsionar o setor pesqueiro no Brasil e no Ceará, gerando mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o governador Elmano.
O governador revelou que estão sendo realizadas negociações para a retomada da exportação do pescado brasileiro no mercado, além de marcar reuniões de avaliação para o governo brasileiro apresentar planos de ação. Ele ainda cita as oportunidades de emprego que podem ser geradas a partir dos acordos realizados. “O Estado do Ceará já é o estado que é o maior produtor de camarão do nosso país e exporta lagosta e atum, inclusive em parceria com empresas europeias. Portanto, o nosso interesse para o povo cearense é fortalecer o setor do pescado, gerando oportunidades de emprego para nosso público”, disse.
Desde segunda-feira (13), o governador realiza atividades na Europa, iniciando com a visita à maior feira de turismo do país, a Vakantiebeurs feira de férias. Na ocasião, o Ceará apresentou o Estado em um estande, onde estiveram profissionais da Secretaria do Turismo (Setur). No mesmo dia, Elmano se reuniu com o CEO do Porto de Roterdã, Boudewinj Siemons, para abordar questões relacionadas à instalação de empreendimentos voltados ao Hidrogênio Verde no Ceará. Na terça-feira (14), o chefe do executivo estadual esteve com o embaixador do Brasil, Fernando Simas Magalhães, e com o ministro-conselheiro Juliano Maiaem Haia, em Haia, nos Países Baixos, tendo em vista a firmação de parcerias para estreitar ainda mais as relações econômicas entre o Ceará e a Holanda.
