Em Pacujá, localizado na macrorregião da Ibiapaba, foram registrados 230 mm de chuva entre às 7h de terça-feira (14) e às 7h desta quarta-feira (15). Esse é o maior em todo o Estado do Ceará no intervalo. O valor também representa o maior número da história do Município, conforme a última atualização da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até então, a precipitação de 147,4 mm, em 18 de dezembro de 1985, havia sido a mais expressiva.
Fortes temporais foram registrados em todas as macrorregiões do Ceará, incluindo a Zona Metropolitana de Fortaleza. A capital cearense registrou 132 mm, nas últimas 24h. O cenário observado vem conforme previsão do tempo apresentada anteriormente, que foi reforçada com um aviso meteorológico que apontava possibilidade ainda de acumulados expressivos. Além de Pacujá, municípios como Forquilha (203 mm), Acaraú (192 mm), Itarema (189 mm), Graça (182 mm), Mucambo (180 mm) e Tauá (180 mm) também registraram fortes precipitações.
Ainda de acordo com dados da Funceme, a instabilidade do tempo é resultado da atuação conjunta de sistemas meteorológicos, como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A atividade desses sistemas forma o padrão “Y” sobre o território brasileiro, favorecendo eventos de chuvas expressivas.
PREVISÃO
Para esta quinta-feira (16), a previsão é de céu variando nublado a parcialmente nublado com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, Jaguaribana e Cariri. Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva isolada e passageira pela manhã. Já no período da tarde, a expectativa é de chuva isolada no Litoral Norte, na Ibiapaba, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, norte do Sertão Central e Inhamuns e na Jaguaribana. À noite, há alta possibilidade de chuva na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
