Com 111.049 novas empresas, o Estado do Ceará registrou um aumento de 6% no número de aberturas de empreendimentos em relação a 2023, que somou 104.640. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O crescimento aponta para um ambiente de negócios mais dinâmico, com maior acesso a facilidades e serviços que favorecem a formalização de novos empreendedores.
Para o presidente da autarquia, Eduardo Jereissati, o crescimento é fruto de uma série de ações e iniciativas da Jucec que têm tornado o processo de formalização de negócios mais ágil e acessível. A exemplo, o Estado conta com programas, como o Abre no Zap e o Empresa + Simples.
“Nossa atuação tem se voltado para as pequenas e médias empresas, fundamentais para o desenvolvimento econômico regional. Todas as regiões do Estado apresentaram bons números. Isso é um reflexo da descentralização das oportunidades e do apoio constante aos empreendedores que fazem com que o Ceará siga sendo uma referência no Brasil quando se fala em abertura de empresas e fomento ao empreendedorismo”, destacou o gestor.
Em relação aos setores, o de serviços conta com os maiores números, somando 72.007 novas empresas abertas em 2024. O segmento representa mais de 64% do total de aberturas. Já o comércio segue em segundo lugar, com 30.008 novas empresas, enquanto a indústria chegou a 9.034 aberturas.
Fortaleza se destacou com 75.448 novas empresas, o que representa mais de 68% do total registrado. As macrorregiões do Ceará também demonstraram um movimento significativo. O Cariri chegou a 8.792 aberturas e o Sertão de Sobral, a 4.696 aberturas. Os números mostram o avanço do empreendedorismo fora da Capital.
No Ceará, o número de fechamentos de empreendimentos em 2024 foi de 71.523. Entre os setores que mais encerraram atividades estão os de serviços, com 38.939 extinções, e do comércio, com 25.981.
PROJEÇÕES
Com os resultados positivos de 2024, a expectativa da Jucec é que o crescimento continue em 2025, com o avanço da modernização e digitalização dos serviços. O Abre no Zap, por exemplo, permite que o empreendedor formalize seu negócio diretamente pelo WhatsApp, sem necessidade de deslocamento ou burocracia. Enquanto o Empresa + Simples simplifica a abertura de empresas, com um processo mais rápido e com menos custos.
