Menu

Museu da Indústria registra recorde histórico de visitação em 2024

Um dos pontos que fazem parte da rota turística de Fortaleza, localizado próximo ao Passeio Público, no Centro de Fortaleza, o Museu da Indústria alcançou um marco histórico no ano de 2024: registrou 40.043 visitantes, o maior número desde sua inauguração, há 10 anos. O equipamento, administrado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e pelo SESI Ceará, representa também um importante ponto de referência cultural e educativo no Estado.

Atualmente, com foco na inovação e com o selo Fortaleza Cidade do Design, o Museu da Indústria promove debates contemporâneos e atividades educativas, baseadas na missão de conectar o público com o passado, o presente e as perspectivas futuras da industrialização. Para Luis Carlos Sabadia, gestor do Museu, o recorde é um indicador significativo para o equipamento.

“[O resultado] Reflete, ainda, o fortalecimento da relação do setor educativo do museu com as escolas públicas e privadas da cidade, além de destacar sua relevância como equipamento estratégico para o turismo local. Esse resultado é também fruto da nova política nacional de cultura do SESI, que está promovendo a implantação de uma rede integrada de equipamentos culturais”, destacou Sabadia.

O MUSEU

O museu abriga, atualmente, duas exposições de grande popularidade e ocupa uma área de mais de 2 mil metros quadrados. É reconhecido como um espaço dinâmico que vai além de suas paredes, garantindo uma experiência ampla que relaciona a industrialização a diversos aspectos da vida cotidiana, como tecnologia, sustentabilidade, design, moda e história. O equipamento oferece diversas atividades, que vão de oficinas interativas a educativas.

Os visitantes podem visitar o espaço de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. O Museu da Indústria fica localizado na rua Dr. João Moreira, 143, no Centro de Fortaleza.

Oficinas em cartaz:

  • Caminhos do Café no Ceará: Memória | Inovação | Mundo do Trabalho, que explora a rica trajetória do café no estado e seu impacto no desenvolvimento econômico e social.
  • Eletricidade: História, Memória e Futuro do Patrimônio Energético no Ceará, que mergulha na evolução da energia elétrica, sua relevância histórica e seu papel no futuro sustentável.