Menu

Elmano fortalece parceria com o Porto de Roterdã, um dos mais importantes do mundo

O governador Elmano de Freitas se reuniu com representantes do Porto de Roterdã, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e do setor comercial da Embaixada do Brasil em Haia -Foto: Reprodução/ Governo do Estado

O governador Elmano de Freitas (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), com o CEO do Porto de Roterdã, Boudewinj Siemons, para abordar questões relacionadas à instalação de empreendimentos voltados ao Hidrogênio Verde no Ceará. A reunião contou com a presença do presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Max Quintino, e da chefe do setor comercial da Embaixada do Brasil em Hai, Luana Alessandra Roeder. 

“Estamos trabalhando para assegurar as condições necessárias à instalação de empreendimentos voltados ao Hidrogênio Verde no Ceará. Com os pré-contratos já assinados, a estimativa é de que sejam investidos US$ 24 bilhões em projetos de produção de H2V, com a expectativa de criação de 80 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos. Essas iniciativas impulsionarão nosso desenvolvimento econômico e sustentável, além de ampliar as oportunidades e empregos qualificados para a nossa população”, destacou o governador Elmano.

O principal objetivo do encontro foi estabelecer novas parcerias e fortalecer os projetos entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, reconhecido como um dos maiores e mais importantes do mundo. A reunião faz parte da agenda que o chefe do executivo de Estado está cumprindo nos Países Baixos. Além do encontro, o Elmano também participou da maior feira de turismo do país, a Vakantiebeurs (feira de férias), em que o Ceará foi apresentado em um estande, contando com profissionais da Secretaria do Turismo (Setur).

Com investimento de R$ 675 milhões, o Porto do Pecém vem sendo modernizado e ampliado, tendo em vista a consolidação do Ceará como hub de hidrogênio verde (H2V) no cenário nacional. No Complexo, também está prevista a construção do Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustível (tancagem), um empreendimento que deve gerar 500 empregos durante as obras.