O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), exonerou todos os diretores das escolas do Município. A exoneração ocorreu no último dia 7 de janeiro, e foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). No dia seguinte, foi publicada também no Diário a nomeação de coordenadores que haviam sido exonerados como diretores, não necessariamente na mesma unidade de ensino em que atuavam na coordenação. A oposição do gestor tem denunciado que as demissões ocorreram por motivação política.
As gestões apoiadas pelos Ferreira Gomes na cidade do Interior, que estavam no poder do Executivo por cerca de 30 anos, tiveram a educação como uma de suas principais pautas. O OPINIÃO CE entrou em contato com a assessoria de Oscar para saber a motivação da demissão em massa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
Os profissionais haviam chegado aos cargos por meio de seleção pública. A categoria da educação apoiou a candidatura da então candidata à Prefeitura, Izolda Cela (PSB). A ex-governadora do Ceará já foi secretária de Saúde do Município e foi indicada pelo ex-prefeito Ivo Gomes (PSB) para sucedê-lo.
A exoneração em massa ocorreu a poucos dias da data prevista para a volta das aulas, que, conforme o calendário escolar, retorna no dia 24 de janeiro para a educação infantil, ensino fundamental I e II e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
