O moderno Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) foi inaugurado, nesta sexta-feira (10), pelo governador Elmano de Freitas. A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho; da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins e de representantes da cúpula de segurança estadual. O equipamento, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), contou com investimentos de mais de R$ 11,2 milhões, por meio do programa Ceará contra o Crime. Os recursos são do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social e Tesouro Estadual.
“Aqui nós temos imagens do Ceará inteiro, o que nos permite acompanhar as ocorrências [nas ruas]. Segundo, aqui temos acesso a um conjunto de informações, que devem ficar restritas às Forças de Segurança, e elas favorecem planejamento e ações, para que as nossas Forças ajudem, atuando naquilo que é imediato e dando pronta resposta”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Ainda segundo o governador, o Centro vai integrar cada vez mais as estratégias e o trabalho de profissionais da Segurança e da Saúde do Estado e municípios. “A experiência do Samu é muito exitosa, na garantia da prestação de um serviço fundamental que salva a vida das pessoas. Da mesma maneira, o enfrentamento ao crime deve unificar todos nós. Temos muita condição de fazer a integração para garantir maior paz e tranquilidade ao nosso povo”, complementou
Em relação ao combate ao crime, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, pontuou que o investimento em tecnologia e pessoas feito pelo Estado traz muitos resultados efetivos.
“O Centro de Tecnologia Avançada (da Ciops) traz o que a gente tem de mais moderno no mundo inteiro quando falamos de centro de comando e controle. Aqui entram as emergências da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e outras agências estaduais e municipais, que vão fazer com que a resposta do Estado, integrado e junto ao cidadão, seja rápida e efetiva”, completou.
Com a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará, anunciada ainda no fim de 2024, serão criadas novas unidades da Ciops no Interior, como a unidade da Ciops em Quixadá, além de núcleos em Baturité, Russas, Canindé e Aracati. Na Ciops de Sobral serão criados núcleos em Crateús, Tianguá, Camocim e Itapipoca. E na Ciops de Juazeiro do Norte, serão criados núcleos nos municípios de Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.
Instituições que compõem o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Ciops:
- Polícia Civil
- Polícia Militar
- Corpo de Bombeiros Militar
- Perícia Forense (Pefoce)
- Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza (Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza)
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
- Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus)
- Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC)
- Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)
- Secretaria da Administração Penitenciário (SAP)
- Prefeitura de Sobral
- Prefeitura de Eusébio
O CENTRO
O equipamento dispõe de mais de 50 telas, incluindo o Vídeo Wall (telão), Datacenter, entre outros equipamentos e tecnologia de ponta. No espaço vão atuar mais de 448 profissionais e agentes públicos ligados à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS. As equipes se revezam em três turnos para atender a população 24 horas por dia, sete dias por semana. “Vai propiciar um atendimento para a população que mais precisa, com mais qualidade”, explicou o coordenador da Ciops, coronel PM Aristóteles Coelho.
O monitoramento conta com 75 centrais de videomonitoramento no estado, com 2.256 câmeras do Governo do Ceará e 1.840 câmeras de órgãos parceiros que interagem com a SSPDS, totalizando 4.096 câmeras. As câmeras estão integradas a tecnologias como o sistema Agilis, capaz de integrar várias bases de dados para agilizar a identificação de veículos automotores que tenham sido utilizados em práticas criminosas. No Núcleo de Videomonitoramento, os policiais em campo recebem informações em tempo real sobre a movimentação de uma pessoa em atividade suspeita ou que foi flagrada, pelas câmeras de videomonitoramento, cometendo uma ação criminosa.
Já o Núcleo de Teleatendimento recebe as ligações de emergência e avalia a necessidade de registrar a ocorrência. São chamadas para o 190, 193 (Corpo de Bombeiros/Defesa Civil) e 192 (Samu), além dos números de emergência estrangeiros: 911 (Estados Unidos) e 112 (Europa). Os dois últimos visam atender os turistas que buscam os serviços em solo cearense, com atendimento bilíngue.
O atendimento às ocorrências é coordenado pelo Núcleo de Despacho, responsável por despachar e gerenciar as viaturas para o atendimento. Além dos núcleos já mencionados, a Ciops conta com células como Suporte Técnico e Operações Integradas. Em 2024, a Ciops recebeu quase 3 milhões de ligações, com uma média de 249 mil por mês, 8.300 chamadas/dia e 346 ligações por hora. Muitas delas foram atendidas por Ranaielly Nohara, técnica auxiliar de regulação médica do Samu. “Nós somos o primeiro atendimento do Samu, a porta aberta”, reiterou.
