Parte dos servidores que trabalham para a Prefeitura de Fortaleza ainda não recebeu o salário referente ao mês de dezembro e o vale-alimentação de janeiro. Fontes ouvidas pelo OPINIÃO CE relataram que pelo menos quatro empresas que prestam serviço à gestão estariam com os valores em débito com os servidores. Uma delas é a Fortal Empreendimentos LTDA, que trabalha com locação de automóveis, limpeza em prédios e fornecimento e gestão de recursos humanos. Conforme a denúncia, existe falta de repasse da Prefeitura à empresa desde 2023, ainda no terceiro ano de gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT).
O Sindicato dos Trabalhadores Prestadores de Serviços Terceirizados em Asseio e Conservação, Serviço Administrativo, Administração de Mão de Obra e de Limpeza Pública e Privada no Estado do Ceará (Seeacone) divulgou que, às 8h, desta quinta-feira (9), será realizada uma mobilização na sede do sindicato.
Representante de motoristas da Prefeitura que participou de uma reunião com a Fortal Empreendimentos, afirmou que a companhia destacou não ter caixa para efetuar o pagamento e estaria esperando entrar o recurso. A expectativa, conforme informado pela empresa, é de que os valores sejam depositados até esta sexta-feira (10). O OPINIÃO CE entrou em contato com a Fortal, mas não obteve retorno até a finalização desta matéria.
“Há uma possibilidade de fazer o pagamento na sexta, mas não é certo. A dona da empresa está viajando”, diz o representante. “O Sindicato está cobrando e nós temos a Justiça. Disseram que estão vendo a questão da repactuação, mas não deram nenhuma esperança de que vamos receber, disse que há a possibilidade”, completou.
Uma reunião teria sido realizada entre o Sindicato e a atual gestão. Os trabalhadores, conforme as informações iniciais, teriam se reunido com o prefeito Evandro Leitão (PT), o secretário da Educação, Idilvan Alencar (PDT), e a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). O OPINIÃO CE entrou em contato com a Prefeitura para confirmar a reunião. Em caso de resposta, essa matéria será atualizada.
