O vereador Gabriel Aguiar (PSOL) disse ao OPINIÃO CE que o atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), tem cumprindo a promessa feita durante a campanha de acabar a Taxa do Lixo, e espera também que o mesmo seja feito em relação à lei também sancionada pelo ex-gestor que extinguiu áreas verdes da cidade. A declaração foi dada na primeira sessão extraordinária da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta quinta-feira (9).
Para o vereador, que tem como foco a pauta ambiental, a expectativa é que a medida seja revogada, e afirmou que está em diálogo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
“Eu estive hoje, dialoguei com o novo secretário da Seuma, João Vicente, levei também esse pleito, e ele com toda a equipe está analisando sob demanda do prefeito Evandro Leitão esses projetos, e a nossa expectativa é que sejam todos revogados, e que a gente celebre a recuperação dessas áreas verdes antes que elas sejam devastadas”
Em relação à receptividade da nova gestão da pasta, Aguiar afirmou que existe sensibilidade por parte da equipe da nova gestão. O vereador destacou o trabalho iniciado recentemente em relação à mitigação de alagamentos, por meio da limpeza de canais e vias da cidade. As áreas verdes também desempenham papel importante em relação a alagamentos.
“Não tem nenhuma medida melhor de prevenção a alagamento do que áreas verdes preservadas, permeáveis, para conduzir essa água das chuvas. Agora vamos aguardar para ver se de fato [a gestão] vai pôr a mão na massa, e mandar mensagem aqui para a casa para revogar esses projetos que são, no mínimo, irresponsáveis com a cidade”, completou o psolista.
AVALIAÇÃO
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), nos primeiros dias de gestão, solicitou ao secretário João Vicente uma reavaliação dos decretos assinados pelo ex-prefeito, que extinguem 10 áreas verdes da Capital. O chefe do Executivo municipal, no entanto, deixou claro que o momento é apenas de avaliação, sem mudanças.
“Não quero antecipar, não quero aqui estar dizendo que vamos revogar essas leis. Estou apenas pedindo para serem reavaliadas, no sentido de que nós, de fato, tenhamos um juízo melhor sobre todas essas mensagens que foram aprovadas”, pontuou Evandro.
Faltando dias para o fim de sua gestão, o ex-prefeito de Fortaleza sancionou três leis complementares que extinguem áreas verdes em 10 bairros da Capital: Bom Jardim, Dom Lustosa, Edson Queiroz, Manoel Dias Branco, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Sabiaguaba, Sapiranga, São Gerardo e Serrinha, conforme o texto promulgado no Diário Oficial do Município. As mudanças foram aprovadas na Câmara ainda no dia 17 de dezembro, em três sessões plenárias.
Os documentos excluem zonas de proteção ambiental (ZPA), zona de recuperação ambiental (ZRA), zona especial ambiental (ZEA) e zona de interesse ambiental (ZIA), e garantem a construção de prédios de até 78 m de altura.
Em suas redes sociais, Gabriel já havia criticado os decretos. “A gente perdeu 10 áreas muito importantes da cidade, todas essas áreas tinham proteção especial do plano diretor. É um dia muito triste para a Câmara Municipal de Fortaleza, um dia muito triste para a cidade de Fortaleza”, reiterou.
