Menu

Evandro Leitão anuncia composição do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2025

O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou na tarde desta terça-feira (7), a composição do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2025. Com o objetivo principal de coordenar e executar ações preventivas, preparatórias e de resposta a emergências durante a quadra chuvosa, o comitê tem atuação intersetorial e integrada, e se reunirá semanalmente.

Além do Gabinete do Prefeito, o comitê é formado por todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs), pelas pastas da Saúde (SMS), da Educação (SME), dos Esporte e Lazer, de Governo, da Procuradoria-Geral do Município (PGM), da Funceme, Polícia Militar (PMCE), além da Defesa Civil da Prefeitura de Fortaleza.

“Nós iremos fazer ações preventivas de mitigação, no sentido de que a gente possa, com esse trabalho de prevenção, fazer com que, na quadra [chuvosa] que está por vir, a nossa população não sofra tanto. Para isso, nós iremos monitorar, fazer um mapeamento das áreas de risco e um monitoramento meteorológico. Vamos prestar assistência à população. Fazer um trabalho de assistência às 89 áreas de risco. Já iniciamos, inclusive, com a limpeza dos canais e das lagoas. Desde sábado, nós iniciamos esses trabalhos”, destacou Evandro Leitão.

Segundo o pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Vasconcelos Júnior, a previsão da quadra chuvosa para o Ceará será informada no dia 21 deste mês. Ele, entretanto, frisa que é possível trabalhar com algumas estimativas pluviométricas.

“A gente vai participar de forma proativa, fornecendo informações meteorológicas de previsão e também de alertas meteorológicos para a Capital. É uma forma de interagir, mostrando risco potencial de algum evento severo de chuva na estação [chuvosa]. A previsão para o Estado vai sair dia 21 [de janeiro], quando é feita a apresentação da Funceme na reunião climática. Tem uma tendência, para a Região Metropolitana de Fortaleza, de normal para acima da média”, explicou o pesquisador Francisco Vasconcelos Júnior.

Entre as atribuições específicas do comitê estão a prevenção de desastres naturais e tecnológicos, minimização dos impactos de eventos climáticos na população e na infraestrutura do Município, assegurar assistência e apoio à população afetada, mapear áreas de risco, realizar o monitoramento meteorológico, implementar um plano de contingência para situações de emergência.

O grupo também deve implantar medidas preventivas, como limpeza urbana e de recursos hídricos, análise de obras paralisadas ou em execução, além de campanhas de conscientização da população; buscar recursos financeiros e materiais para apoiar as ações de prevenção e resposta a emergências.

Diante da ocorrência de desastres, o comitê irá organizar e coordenar ações de assistência à população afetada. A entidade também deve contribuir para a estruturação de unidades de saúde para prestação de assistência relacionadas às arboviroses.