O governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) oficializaram o convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), prevista para fevereiro. A unidade de saúde fica no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi.
“Juntos, eu e o ministro da Educação, Camilo Santana, convidamos o nosso presidente Lula para a inauguração, em fevereiro, do Hospital Universitário do Ceará (HUC). Um momento muito importante para saúde do nosso estado, que receberá um dos maiores hospitais do Norte e Nordeste com mais de 650 leitos. De mãos dadas, seguiremos trabalhando por mais”, postou Elmano de Freitas.
Na manhã de terça-feira (7), Elmano de Freitas acompanhou os trabalhos de execução da obra do. Durante entrevista coletiva, na segunda (6), o gestor informou que a inauguração do equipamento de saúde acontecerá em fevereiro, iniciando com serviços de Oncologia e vascular. Ele frisou que foi ao canteiro de obra para garantir que o hospital seja entregue no próximo mês. Além do governador, participaram da visita a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças, e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
Conforme o chefe do Executivo estadual, será realizado um cronograma para detalhar quando o hospital funcionará integralmente, com todos os serviços. Com o investimento de R$ 320 milhões, as obras do HUC começaram em 2021, ainda na gestão do então governador Camilo Santana.
Estrategicamente localizado na capital cearense, a unidade de saúde prestará serviço de assistência terciária, oferecendo atendimento a casos de alta complexidade. O equipamento ainda dará suporte a outros hospitais públicos de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.
Além dos atendimentos, o HUC será suporte de ensino, com foco na formação acadêmica de novos profissionais da Medicina.
“No Hospital, por ter caráter assistencial e de formação, contemplamos várias especialidades da área da saúde, para que a gente possa englobar residentes de várias áreas, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia. Vamos ter profissionais formados com mais qualidade. Porque é isso que a gente quer: garantir assistência de qualidade à nossa população”, informou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.
A obra do hospital ainda contou com a urbanização e o paisagismo no entorno das três torres, incluindo áreas verdes, uma praça, de aproximadamente 3,4 mil metros quadrados, defronte à entrada principal do complexo e a pavimentação de sete espaços de estacionamento, com um total de 2.026 vagas.
