Menu

Elmano acompanha obra do Hospital Universitário do Ceará (HUC); entrega acontece em fevereiro

O governador Elmano de Freitas (PT) acompanhou, na manhã desta terça-feira (7), a obra do Hospital Universitário do Ceará (HUC), localizada no bairro Itaperi, em Fortaleza. Em coletiva de imprensa, na última segunda-feira (6), o gestor havia informado que a inauguração do equipamento de saúde acontecerá em fevereiro, iniciando com serviços de oncologia e vascular. Elmano disse que foi até a obra para “garantir” que o hospital seja entregue no próximo mês. Além do governador, participaram da visita a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, o superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças, e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.

Conforme o chefe do executivo estadual, será realizado um cronograma para detalhar quando o hospital funcionará integralmente, com todos os serviços com 100% de atendimento. Com o investimento de R$ 320 milhões, as obras do hospital começaram em 2021. 

“Em fevereiro vamos entregar à população cearense, começando com atendimento na área da oncologia e vascular. Estamos com cronograma para que ele possa atender ainda de maneira mais intensa toda a população, integrado à rede pública de Fortaleza e à rede do Estado. É um dos maiores hospitais do Norte e Nordeste, com todas as especialidades”, afirmou o governador Elmano de Freitas. 

Situado em localização estratégica na Capital cearense, a unidade de saúde prestará serviço de assistência terciária, oferecendo atendimento a casos de alta complexidade. Com 652 leitos disponíveis, o equipamento ainda dará suporte a outros hospitais públicos de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado. Do total, o HUC disponibilizará 476 leitos para enfermaria e 176 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), distribuídos conforme o nível de atenção, além de 169 leitos de apoio, sendo 20 na Casa da Gestante, 16 Ucinca (Canguru) e os demais dedicados a observação, recuperação e hospital dia. O hospital ocupa uma área de 78,6 mil m², com três torres construídas e sete andares. 

O Hospital Universitário do Ceará vai receber a cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital de Messejana Carlos Alberto Studart Gomes. A proposta também é que o Hospital Geral Dr. César Cals funcione no novo equipamento.

Além dos atendimentos, o hospital será suporte de ensino, com foca na formação acadêmica de novos profissionais. “No Hospital, por ter caráter assistencial e de formação, nós contemplamos várias especialidades da área da saúde, para que a gente possa englobar residentes de várias áreas, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia. Vamos ter profissionais formados com mais qualidade. Porque é isso que a gente quer, garantir assistência de qualidade à nossa população”, informou a secretária da Sesa, Tânia Mara Coelho.

A obra do hospital ainda contou com a urbanização e o paisagismo no entorno das três torres, incluindo áreas verdes e uma praça de aproximadamente 3.400 m² em frente à entrada principal do complexo, e a pavimentação de sete áreas de estacionamento, com um total de 2.026 vagas.