A CAIXA Cultural Fortaleza já tem programação para o mês de janeiro, e a agenda conta com oficinas gratuitas para todos os públicos, encontro sobre ensino e Cultura Geek, vivência para crianças, jovens e adultos, e a exposição World Press Photo 2024, com fotografias mundialmente premiadas de fotojornalismo, que estava em cartaz desde novembro de 2024. As atividades marcam o início de 2025 no equipamento cultural, que contará com a chegada de novas exposições e espetáculos.
COTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Contos e Encantos: A bicharada e as Fábulas
No mês de janeiro, o equipamento recebe a contação de história baseada no clássico livro Fábulas, de Félix Samaniego. Sempre às 16h, os participantes serão envolvidos por narrativas que têm os animais como protagonistas, representando diferentes traços da personalidade humana e trazendo mensagens educativas que atravessam gerações.
No domingo (12), o tema é O Rato da Corte e o Rato do Campo, uma abordagem sobre a simplicidade da vida, enquanto dois ratos refletem sobre os perigos e as vantagens de estilos de vida distintos. No domingo (19), O Cervo na Fonte explana sobre a valorização das qualidades próprias e ganha vida com a história de um cervo que descobre o verdadeiro significado da autoaceitação. No último domingo, (26), A Raposa e as Uvas aborda ensinamentos sobre perseverança e o reconhecimento das próprias limitações, trazidos pela raposa que tenta, mas não desiste de seus sonhos.
OFICINAS
Pequenos Astronautas
A oficina Celebra o dia do Astronauta, por meio de uma experiência multissensorial, convidando as crianças para explorarem o universo por meio de projeções visuais e sons que simulam o espaço sideral. A experiência traz uma oficina para construção de capacetes espaciais com materiais simples como cola, jornal, EVA e outros adereços. A atividade acontece na quinta-feira (9), às 17h, e é indicada para crianças de 6 a 12 anos.
O Fotojornalismo e a Mobgrafia
Voltada para quem deseja aprimorar suas habilidades fotográficas utilizando apenas o smartphon, a oficina une lazer, criatividade e aprendizado em um ambiente inspirador. Por meio de uma abordagem descomplicada, serão apresentadas aos participantes algumas técnicas essenciais para captar imagens, como composição e enquadramento, luz e sombras e como melhorar a qualidade das imagens com ajustes simples no smartphone. A oficina acontece na sexta-feira (10), às 16h, voltada para o público a partir de 16 anos.
Estratégias para enxergar o absurdo, a beleza e o real
Oficina com visita mediada na exposição World Press Photo, em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza, em diálogo com as imagens premiadas, abordando os aspectos éticos e estéticos de fotojornalismo contemporânea, a partir de elementos históricos, análises teóricas e trajetórias de fotojornalistas. A atividade será ministrada pela jornalista e fotografa Iana Soares, profissional reconhecida pela sua atuação nas mais diversas pautas de texto e imagem. A oficina acontece na quinta-feira (16), às 17h30, e é indicada para o público a partir de 16 anos.
Sorrisos em Movimento: Acroflex
A oficina combina práticas circenses e acrobacia de solo, com foco na consciência corporal e na exploração da mobilidade do corpo e visa o desenvolvimento da consciência corporal, o fortalecimento muscular e a experimentação de movimentos acrobáticos, sempre respeitando os limites individuais de cada participante. A atividade acontece no domingo (19), às 14h, indicada para o público a partir de 16 anos.
Autopercepção e o Desenho em Tirinhas
Oficina destinada ao público que gosta de desenhar e explorar ideias por meio da linguagem visual, aborda as especificidades da linguagem das tirinhas e traz referências como Laerte e Mino, com destaque para obras que dialogam com temas como cultura nordestina, anedotas, música e questões sociais. A atividade apresenta ainda técnicas básicas de desenho e elementos visuais, e permite os participantes criarem as próprias tirinhas. A oficina acontece no sábado (25), às 10h, e é indicada para o público a partir de 16 anos.
Peripécias Circenses
A atividade mergulha no universo do circo, com brincadeiras, técnicas e muita criatividade. As peripécias circenses são uma forma de combinar arte, movimento e diversão, criando experiências enriquecedoras tanto para quem pratica quanto para quem assiste. As atividades circenses possibilitam explorar o corpo, a criatividade e a magia do circo. A oficina acontece no sábado (18), às 10h, e é indicada para crianças de 8 a 12 anos.
Mágicas em Família
Atividade comemorativa em alusão ao Dia Mundial do Mágico, celebrado em 31 de janeiro, encanta as crianças com truques mágicos usando materiais simples e acessíveis, que podem ser praticados pelos participantes. A atividade estimula o trabalho em equipe e desenvolve habilidades como motricidade fina e criatividade. O momento será ministrado pelo mágico Jeffy, artista multifacetado, que se dedica à mágica, à arte-educação e à produção cultural. A oficina acontece no sábado (18), às 16h, e é indicada para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis.
O Toque e as Palavras que Guiam
A atividade especial destaca a importância da inclusão e acessibilidade para pessoas cegas ou com outro nível de deficiência visual. A oficina propõe uma reflexão sobre o impacto do sistema Braille como meio essencial de comunicação e explora o papel da audiodescrição na acessibilidade de conteúdos visuais. O objetivo é promover o conhecimento sobre a cultura cega e discutir a acessibilidade no cotidiano. A experiência inclui ainda atividades práticas, como descrições de imagens e autodescrições. A oficina acontece no domingo (19), às 10h, e é indicada para público a partir de 12 anos.
A Isogravura e o Pavão Misterioso
A atividade é inspirada no clássico romance de cordel “O Pavão Misterioso”, de João Melquiades Ferreira, oferecendo uma experiência única de isogravura, técnica adaptada para a criação de gravuras a partir de placas de isopor. A oficina permite explorar a tradição da literatura de cordel e da xilogravura, arte tradicional do Nordeste brasileiro. A atividade acontece na sexta-feira (24), às 17h, e é indicada para crianças entre 6 e 12 anos.
Joias da Vida: Arte e Economia na Maturidade
Atividade voltada para idosos, estimula a criatividade, a valorização da cultura afro-brasileira e a conscientização sobre a importância da reutilização de materiais. Os participantes serão convidados a transformar retalhos de tecido, papel e outros materiais em peças de joias únicas e personalizadas. A oficina acontece no sábado (25) e no domingo (26), às 14h, e é indicada para o público a partir de 60 anos.
VIVÊNCIAS
Caixa de Brincar: Jogos de Tabuleiro
A atividade é uma vivência para grupos familiares, e traz um festival de jogos e brincadeiras. Dentre as atrações, destacam-se: Jogos de Tabuleiro: Xadrez, Damas, Uno, Cara a Cara, Quebra-Cabeça, Dominó. A atividade traz também oficina de Criação de Jogos de Damas, onde os participantes podem construir o próprio tabuleiro, e também jogos de RPG de Mesa, como o Dungeons & Dragons. A vivência acontece no sábado (11) e no domingo (12), sempre às 17h, e podem participar grupos familiares.
Metodologias de Ensino com a Cultura Geek
A atividade promove abordagens interdisciplinares que integram o universo geek ao ensino formal com foco na animação japonesa Naruto. Durante o evento, os participantes serão convida dos a refletir sobre liderança e governança, explorar práticas de gamificação, participar de um jogo interativo e de discussões sobre temas como coletividade, valores de paz e cidadania, conectando-os aos conteúdos programáticos da educação. A vivência acontece na quinta-feira (23), às 17h, voltada para educadores.
Raízes Para o Futuro
A vivência reflete sobre importância da preservação do meio ambiente e aborda sobre práticas e hábitos sustentáveis, além estimular a criatividade e o senso de comunidade e promover a aprendizagem sobre práticas sustentáveis no dia a dia. Compõe a atividade também o plantio de mudas de girassóis em vasos criativos, diálogos sobre a importância da reciclagem e a compostagem, e uma roda de conversa sobre os desafios e as oportunidades de um futuro mais sustentável. A atividade acontece no domingo (26), às 10h, e é indicada para crianças e adolescente de 6 a 14 anos.
EXPOSIÇÃO
A mostra World Press Photo 2024 traz uma seleção premiada mundialmente de registros de fotojornalismo e da fotografia documental e promove um passeio de forma por histórias e acontecimentos pelo mundo, através das fotos premiadas pela Fundação World Press Photo. Entre os temas destacados na edição de 2024 estão as guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente. A mostra chega ao último mês em cartaz, e ainda pode ser vista até 26 de janeiro, gratuitamente.
