Com 21 votos a favor e nenhum contra, a Taxa do Lixo foi revogada pelos vereadores de Sobral, na Região Norte do Estado. A sessão extraordinária ocorreu nesta segunda-feira (6). A mensagem (001/2025) foi enviada à Câmara Municipal da Princesinha do Norte na quinta-feira (2) pelo prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil).
Em outubro de 2023, o então prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), anunciou que implementaria a Taxa do Lixo, apesar de ter sido aconselhado a esquecer o assunto, pois colocaria em risco a eleição da candidata do partido à sucessão, no caso a ex-governadora Izolda Cela. O gestor sancionou o tributo em abril de 2024 e passou a receber muitas críticas dos sobralenses. O resultado foi a derrota de Izolda.
O prefeito Oscar Rodrigues, por meio das redes sociais, comemorou a vitória e mostrou que seria possível revogar a Taxa do Lixo logo no início do mandato.
“Esta é a melhor resposta, principalmente para aqueles que achavam que seria impossível acabar com a Taxa do Lixo no primeiro mês da nossa gestão”, comemorou o gestor sobralense.
DESCULPAS
Vereadores que fizeram parte da base do governo de Ivo Gomes pediram desculpas aos sobralenses por terem votado favorável à cobrança da taxa do lixo.
“Quero fazer a minha ‘mea-culpa’ e pedir desculpa ao povo de Sobral por um erro tão grosseiro que essa casa [legislativa] cometeu. Quero agradecer a quem acreditou no meu trabalho. Eu fraquejei, deveria ter sido mais incisivo no momento certo, mas Deus está me dando a oportunidade de pedir desculpa e agora vamos derrubar essa desgraça que veio para o povo de Sobral”, disse Marlon Sobreira (PSB), momentos antes do início da votação.
Os parlamentares da base do governo do prefeito Oscar Rodrigues destacaram a rapidez com que o gestor sobralense encaminhou a mensagem de revogação da Taxa do Lixo.
“Mesmo com pouco tempo, já faz um grande trabalho, mostrando que o intuito não é arrecadar e prosseguir com essa taxa que estava sendo cobrada de forma indevida”, ressaltou o vereador governista Mário Vicktor (União Brasil).
