Menu

Fortaleza: vereadores votam revogação da Taxa do Lixo nesta quinta-feira (9)

Os vereadores de Fortaleza vão votar o projeto de revogação da Taxa do Lixo na quinta-feira (9). Nesta segunda (6), o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto (PSB), anunciou a convocação da sessão extraordinária para a quinta, quando será analisada, em regime de urgência, a extinção da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), popularmente conhecida como a Taxa do Lixo. O prefeito da Capital, Evandro Leitão (PT), assinou a mensagem que foi enviada ao Legislativo na última quinta-feira (2), em ocasião no Paço Municipal, e que contou também com uma reunião com os integrantes da Mesa Diretora da CMFor.

Em regime de urgência, a matéria vai ser lida no Plenário e, logo em sequência, passará por uma comissão conjunta de Constituição e de Orçamento. As comissões serão instaladas no mesmo dia da votação do texto. Após apreciada pelos integrantes da comissão conjunta, o projeto volta ao Plenário para a votação. Caso aprovada, retorna às comissões para receber a redação final, voltando à votação dos vereadores e seguindo para a sanção do prefeito.

Em coletiva, Leo Couto parabenizou o prefeito pela iniciativa e destacou ter sido contrário à taxa. “Durante o meu primeiro mandato fui uma das pessoas que lutei contra, para que essa taxa não fosse instaurada, e hoje é um dia muito feliz para mim, acredito que também para a população da nossa cidade e para os vereadores que vão ter a oportunidade de tirar essa taxa que onera o bolso da população de Fortaleza”, afirmou.

Conforme o chefe do Executivo municipal, o fim da cobrança deve custar em torno de R$ 120 milhões anuais para a Prefeitura. Ainda de acordo com ele, não haverá aumento de tributos à população para compensar o valor a ser retirado dos cofres públicos. A gestão deve fazer um ajuste nos seus gastos.