Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, o deputado federal e líder do governo, José Guimarães (PT), alegou que o PT “não tem plano B” nas eleições presidenciais de 2026, garantindo que o objetivo é a reeleição do presidente Lula (PT). O parlamentar não descarta o nome do ministro Camilo Santana (PT), que vem sendo ventilado como candidato à presidência, mas que não seria na próxima disputa. Conforme Guimarães, o projeto a ser seguido é realizar as entregas do governo Lula e trabalhar para sua reeleição.
“Para 2026 não tem um plano B, na minha opinião, é o Lula. Depois de 2026, evidentemente, que o nome do Camilo está posto. Nós temos um ano para fazermos as entregas do governo Lula, o que nós projetamos em 2023 e 2024, e é preparar a reeleição dele”, afirmou o deputado José Guimarães.
O vice-presidente do PT nacional ainda comentou sobre a importância do ministro Camilo. “Camilo é muito novo, tem espaço. Eu acho que, não tenho dúvida que Camilo será sempre um nome lembrado nacionalmente pelo que ele fez como governador e pelo que ele está fazendo como ministro da Educação”, destacou Guimarães.
O deputado ainda defende que o Partido dos Trabalhadores tem que ampliar sua base, trazendo aliados que estão mais ao centro, para construir uma aliança que garanta a reeleição de Lula em 2026.
Confira a entrevista completa:
