Três produções cinematográficas do Ceará foram selecionadas e serão exibidas na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento será realizado entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025. As obras cearenses que participarão da mostra competitiva são os longas Resumo da Ópera, de Honório Félix e Breno de Lacerda; As Muitas Mortes de Antônio Parreiras; e o curta Ver Céu no Chão, de Isabel Veiga. Essas duas últimas obras foram produzidas no Ceará e no Rio de Janeiro.
Com o tema “Que Cinema é Esse?”, o festival mineiro segue uma plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, apresentando ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, novas abordagens, personagens, estéticas, as permanências e mudanças, e as recepções críticas desse fazer cinematográfico.
Neste ano, o júri oficial, que escolhe os premiados de duas das três mostras competitivas do festival, também possui representação cearense. O cineasta Ivo Lopes Araújo será um dos jurados, juntamente com o ator Carlos Francisco, a programadora Cíntia Gil, a cantora e compositora Juçara Marçal, e a crítica e curadora Rita Vênus.
Resumo da Ópera é um longa-metragem que envolve os grupos Teatro Máquina e No Barraco da Constância Tem!. Com direção de Honório Félix e Breno de Lacerda, trata-se de uma produção da Marrevolto Filmes, contemplada pelo Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
“Contar com a representação do cinema cearense é uma grande alegria e um reconhecimento da trajetória de sucesso que o cinema do Ceará vem desenhando a cada ano. E a Secult Ceará segue garantindo a continuidade das políticas culturais que fortalecem esse avanço”, diz a nota da Secult.
