Menu

Em posse de novos servidores, Valim critica acusações de Naumi à atual gestão de Caucaia

Durante solenidade de posse de cerca de 1.200 novos servidores, nesta sexta-feira (27), o atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), falou sobre as acusações do prefeito eleito, Naumi Amorim (PSD), em relação à situação deixada pela sua gestão municipal. Segundo Naumi, a Prefeitura está “quebrada”. Valim chamou de “desumanos” os apontamentos da equipe de transição da futura gestão. A fala foi feita nesta manhã, no Ginásio Cazulão, no bairro Tabapuá. Valim também rebateu críticas à situação de emergência baixado por Valim por conta da seca.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município, ainda no último dia 20 de dezembro. A medida foi questionada pelo futuro prefeito Naumi Amorim. Conforme o documento, a gestão fica autorizada a dispensar licitação para compras e serviços, e também a realizar processos de desapropriação em áreas afetadas pela estiagem.

“Esse decreto de estiagem, para que todos vocês saibam, primeiro não dá direito a fazer nenhuma compra, nenhuma irregularidade, nenhuma roubalheira, nenhuma safadeza de final de gestão. Segundo, esse decreto vem sendo renovado desde do ano de 2009. Esse decreto, pedido pela própria Defesa Civil, é para garantir que mais de 10 mil agricultores tenham acessos a programas emergenciais ou ao Programa Carro-Pipa. Então, é desumano propagar uma notícia como essa apenas para prejudicar a imagem do gestor que está saindo”, destacou o Valim.

No discurso, Vitor Valim ainda comemorou e parabenizou a chegada dos novos servidores, e se despediu da gestão, destacando, por exemplo, o desenvolvimento do programa de mobilidade urbana de Caucaia, o “Bora de Graça”. “Termina o meu ciclo de serviço público, de gestor público”, continuou.

BORA DE GRAÇA

O prefeito também rebateu acusações feitas por Naumi em relação ao Bora de Graça. Segundo ele, de 40 parcelas firmadas junto à empresa responsável por executar o programa, 39 já foram quitadas. “Aqueles que não querem continuar esse programa, assumam publicamente que não querem, mas não venham colocar a culpa nessa gestão. Essa é a verdade que quero deixar aqui”.

A empresa chegou a anunciar a paralisação do serviço. Em reunião conduzida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE),a Prefeitura de Caucaia e a Empresa Vitória se comprometeram a manter o programa, que estabelece tarifa zero no transporte público. No começo de dezembro, a gestão municipal começou a repassar os valores.

CONCURSO

O evento contou com a presença dos convocados pelo Concurso Público do município de Caucaia que ainda não haviam tomado posse. O anúncio da convocação foi feito ainda no início deste mês. A seleção aconteceu ainda em janeiro de 2024, para o preenchimento de 1.900 vagas com salários que chegam a R$ 14.000. Foram mais de 40 áreas abertas. O secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho (PT), que assumirá o Detran-CE, comemorou a posse dos novos cargos. “Fazer concurso é garantir os serviços públicos à população mais carente. Boa sorte a todos e a todas”.