No dia 1⁰ de janeiro, a partir das 15h30, Maracanaú realizará a Cerimônia de Posse do prefeito eleito, Roberto Pessoa, do vice, Gerson Cecchini, e de 21 vereadores eleitos. A solenidade acontecerá na Praça Durval Tomaz de Souza, no Centro de Maracanaú. Na ocasião, os 21 vereadores eleitos votarão para definir o presidente da Câmara Municipal e a nova Mesa Diretora.
Roberto Pessoa foi reeleito em 6 de outubro, com 86.976 votos válidos, o que representa 62,83%. Tendo como vice-prefeito eleito Gerson Cecchini (PT), Roberto parte agora para seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú, ultrapassando o ex-prefeito e atual vereador reeleito, Júlio César, que conta com três administrações e tornando-se o político que mais vezes geriu o Poder Executivo do Município.
Formado em economia pela UFC e em contabilidade pela Fênix Caixeiral, Roberto é reconhecido pelo espírito empreendedor. Aos 20 anos, fundou a companhia de ovos e aves Emape e logo se tornou uma das maiores lideranças do ramo de avicultura no Brasil. Em 1990, ingressou na política, sendo eleito deputado estadual e depois deputado federal por quatro mandatos (eleições de 1994, 1998, 2002 e 2018). Em 2004, deixou a Câmara dos Deputados após ser eleito prefeito de Maracanaú. Em 2008, foi reeleito e, em 2020, venceu mais uma vez, partindo para o terceiro mandato à frente da Prefeitura.
Já Gerson foi presidente do Instituto Tancredo Neves e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados. Na Prefeitura de Maracanaú, exerceu as funções de Chefe de Gabinete, Secretário de Governo e Secretário Especial na primeira e segunda gestão de Roberto Pessoa (2005 a 2012) e Secretário de Cultura e Turismo (2013 a 2020). Ele foi coordenador-geral de diversas campanhas políticas vitoriosas de Roberto Pessoa e do grupo político. Na atual administração municipal de Maracanaú (2020 a 2024), foi secretário de Gestão, Orçamento e Finanças, trabalho que garantiu a Maracanaú o primeiro lugar na gestão fiscal entre os 184 municípios do Ceará, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2023 da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
