A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta quinta-feira (26), o mapa mais recente do Monitor de Secas, que traz informações sobre o cenário de novembro e indica que o nível de seca moderada avançou sobre o Ceará.
Segundo dados da ferramenta, o Estado apresentava apenas 5,25% de território com seca no mês de outubro. Em novembro, o número saltou para 38,49%. O avanço se deu, principalmente, no Centro-Sul do Ceará. Conforme a Funceme, o aumento está relacionado à típica de redução de chuvas em relação ao 1º semestre.
Entre os impactos apontados pelo monitor, são esperados alguns danos às culturas, pastagens, córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos. Ao todo, na Região Nordeste, devido à piora nos indicadores, a seca moderada (S1) avançou na maioria dos estados e houve aumento da área com seca grave (S2) no Maranhão, Alagoas, Sergipe e nordeste da Bahia. Por outro lado, devido às chuvas acima da média, houve atenuação da seca, que passou de moderada (S1) para fraca (S0), no sul da Bahia; e de grave (S2) para moderada (S1), no sudeste do Piauí, oeste de Pernambuco e numa porção de seca no extremo sul do Maranhão (divisa com PI, BA e TO).
